Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos mais tradicionais e respeitados colégios de Minas e do Brasil, o Colégio São José completa 115 anos nesta segunda-feira (8).  Durante toda a semana que antecedeu a data, uma série de atividades comemorativas foram realizadas.

A história do Colégio São José

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Colégio São José, fundado no dia 8 de setembro de 1899, completa nesta segunda-feira, 8, 115 anos de serviço à educação. Atualmente, consolidada como sinônimo de tradição, a instituição é um marco da educação e se mantém antenada às transformações da sociedade. Fundado pelo Monsenhor José Paulino de Andrade, à época da criação do Bispado de Pouso Alegre, em 1904, foi equiparado ao Ginásio Nacional (Colégio Pedro II), do Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro colégio do Sul de Minas apto a expedir certificados de estudos secundários. A partir de então, passou a se chamar Ginásio Diocesano São José.

Inicialmente, funcionou no edifício que hoje abriga o 14.º Grupo de Artilharia e Combate do Exército Brasileiro. Em 1922, com a inauguração do novo palácio episcopal, o Colégio foi transferido para a antiga residência do bispo diocesano – seu atual endereço.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O prédio foi continuamente adaptado e ampliado nas décadas seguintes, até atingir sua atual estrutura, correspondente a um quarteirão do centro da cidade de Pouso Alegre.

Em 1943, com a reforma educacional do ministro Gustavo Capanema, a escola retomou seu antigo nome: Colégio São José. Em 1949, ano de seu cinquentenário, o Colégio São José foi confiado pelo bispo de Pouso Alegre, Dom Octavio Chagas de Miranda, aos cuidados dos religiosos pavonianos, dedicados à evangelização e à promoção da juventude.

Durante 72 anos, o Colégio São José funcionou em regime de internato e externato masculino. Nesse período, teve a oportunidade de acolher alunos que se tornaram ilustres no cenário nacional, como os escritores Guilherme de Almeida e Menotti del Picchia, o político Plínio Salgado, o ex-ministro Paulo Paiva, entre outros.

Em 1972, o Colégio São José passou a receber, em regime de externato, alunas e alunos de Pouso Alegre e de toda a região. A partir de 1980, passou a oferecer também a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. Hoje, o Colégio desenvolve toda a educação básica do estudante, nos níveis infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Desponta por sua excelência tecnológica, pela qualidade de seu corpo docente, pelo cuidado na seleção de seu material didático, pela atenção dada à prática esportiva e principalmente pela sua identidade católica, que tem mantido a escola na vanguarda da educação ao longo de seus 115 anos de existência.

Com informações de Fernando Lima