Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre, completa 60 anos.
Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre, completa 60 anos.

O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira inicia nesta semana uma extensa programação de atividades que marcam os 60 anos da instituição. A direção da instituição preparou apresentações a partir desta terça-feira, que se estendem até o dia 30 de setembro (confira a programação na imagem).

Programação. Imagem: Divulgação CEMPA
Programação. Imagem: Divulgação CEMPA

O CEMPA

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre – Minas Gerais, fundado no ano de 1954 é um dos 12 Conservatórios do Estado, sendo um dos maiores e mais reconhecidos.

Localizado na região central da cidade, funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal (antigo Colégio Santa Dorotéia), em estilo neoclássico, com 3 andares, 3943 m2 de área construída, dispondo de 50 salas de aulas, 05 dependências administrativas, salas de ensaios, biblioteca e auditório com aproximadamente 130 lugares, usado para apresentações.

Oferece curso de Educação Musical e Cursos de Formação Profissional Técnica de Nível Médio com habilitação em Instrumento, Canto e Design de Interiores.

Os instrumentos oferecidos são: Baixo –Elétrico, Bateria, Clarinete, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Piano Popular, Saxofone, Teclado, Trompete, Viola Clássica, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo; além de atividades artísticas complementares: Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.

O Conservatório disponibiliza atualmente de diversos Grupos e Duos musicais, compostos por professores e alunos, como: Orquestra Experimental, Camerata, Orquestra de Violões, Trio Entre Cordas, Grupo Infantil de Violões, Anjos da Garoa, Meninas Eternas, Badauá, Le Bizarre, a4, Grupo Ponteio e Fanfarra.

Encontra-se, desde 2009, sob a direção da Professora Maria Regina Lima. Atende atualmente aproximadamente 2.100 alunos da cidade e de 37 municípios vizinhos, priorizando as vagas para os alunos de 06 à 14 anos.

Tem como objetivos oferecer aos educandos conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização pessoal, plena integração social, cultural e profissional; atender as necessidades da comunidade em relação a arte e a cultura em geral mostrando a arte em sua forma mais sublime apresentando ao povo sua cultura e seu valor.

Se empenha também em garantir aos alunos condições tanto para o prosseguimento de seus estudos como para sua formação profissional.

Com informações: Fernando Lima / CEMPA