PousoAlegrenet

Menu

Conservatório inicia hoje as comemorações de seus 60 anos de história

 Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre, completa 60 anos.

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre, completa 60 anos.

O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira inicia nesta semana uma extensa programação de atividades que marcam os 60 anos da instituição. A direção da instituição preparou apresentações a partir desta terça-feira, que se estendem até o dia 30 de setembro (confira a programação na imagem).

Programação. Imagem: Divulgação CEMPA

Programação. Imagem: Divulgação CEMPA

O CEMPA

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira de Pouso Alegre – Minas Gerais, fundado no ano de 1954 é um dos 12 Conservatórios do Estado, sendo um dos maiores e mais reconhecidos.

Localizado na região central da cidade, funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal (antigo Colégio Santa Dorotéia), em estilo neoclássico, com 3 andares, 3943 m2 de área construída, dispondo de 50 salas de aulas, 05 dependências administrativas, salas de ensaios, biblioteca e auditório com aproximadamente 130 lugares, usado para apresentações.

Oferece curso de Educação Musical e Cursos de Formação Profissional Técnica de Nível Médio com habilitação em Instrumento, Canto e Design de Interiores.

Os instrumentos oferecidos são: Baixo –Elétrico, Bateria, Clarinete, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Piano Popular, Saxofone, Teclado, Trompete, Viola Clássica, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo; além de atividades artísticas complementares: Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.

O Conservatório disponibiliza atualmente de diversos Grupos e Duos musicais, compostos por professores e alunos, como: Orquestra Experimental, Camerata, Orquestra de Violões, Trio Entre Cordas, Grupo Infantil de Violões, Anjos da Garoa, Meninas Eternas, Badauá, Le Bizarre, a4, Grupo Ponteio e Fanfarra.

Encontra-se, desde 2009, sob a direção da Professora Maria Regina Lima. Atende atualmente aproximadamente 2.100 alunos da cidade e de 37 municípios vizinhos, priorizando as vagas para os alunos de 06 à 14 anos.

Tem como objetivos oferecer aos educandos conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização pessoal, plena integração social, cultural e profissional; atender as necessidades da comunidade em relação a arte e a cultura em geral mostrando a arte em sua forma mais sublime apresentando ao povo sua cultura e seu valor.

Se empenha também em garantir aos alunos condições tanto para o prosseguimento de seus estudos como para sua formação profissional.

Com informações: Fernando Lima / CEMPA

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.