Imagem: Divulgação PMPA
Imagem: Divulgação PMPA

A manhã desta quinta-feira (11) foi de batidas fortes e muita música na Praça Senador José Bento. Fanfarras de 13 escolas do município se apresentaram no 2º Festival de Bandas e Fanfarras de Pouso Alegre. O evento reuniu12 dos principais grupos da rede municipal de educação e uma banda da rede estadual. O prefeito Agnaldo Perugini e a secretaria de Educação, Cleidis Regina Modesto acompanharam de perto o festival.

A despeito do excelente desempenho de todas as fanfarras, conforme ficou demonstrado na empolgação do público que prestigiou o evento, três escolas foram premiadas como destaque do festival. A Escola Municipal Pio XII foi eleita campeã do festival, o segundo lugar ficou com a Escola Municipal Doutor Ângelo Consoli e, na terceira colocação, a Escola Municipal Antônio Mariosa. Na categoria destaque a escolhida foi a Escola Estadual Virgília Paschoal.

Imagem: Divulgação PMPA
Imagem: Divulgação PMPA

As fanfarras foram avaliadas por um representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, do Conservatório Estadual de Música e da Secretaria de Educação. Como forma de valorizar a competição e democratizar o processo de escolha, foi dada a cada uma das bandas o poder de votar em uma das concorrentes.
O 2º Festival de Bandas e Fanfarras integra o programa Cidade Musical. A iniciativa tem a missão de popularizar a música a partir de ações junto às escolas, da revitalização das fanfarras e do resgate da tradição das bandas de música, de forma a disseminar o apreço pela cultura na comunidade a começar por crianças e adolescentes. O programa é coordenado pelo professor Guilherme Barros.