PousoAlegrenet

Menu

Semana Nacional do Trânsito começa com blitz educativa

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) organizou uma série de eventos para educação e conscientização no trânsito entre os dias 18 e 25 de setembro. A mobilização envolve escolas, órgãos públicos e representantes da sociedade civil.

Prefeitura de Pouso Alegre – O vai e vem de veículos e pedestres nas ruas das cidades reproduz um quadro de guerra. Os espaços são disputados centímetro a centímetro. Quem estaciona primeiro? Quem chega à curva primeiro? De quem é a preferência? O pedestre atravessa ou o veículo segue em frente? Apesar do recrudescimento da legislação de trânsito a briga por espaço, a imprudência e a pressa produz 150 mortes por dia nas estradas, ruas e avenidas de todo o país. Os números apontados pelo DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) fazem do Brasil o quinto país com maior índice de violência no trânsito em todo o globo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para dar sua contribuição à tentativa de reverter o quadro, a Prefeitura de Pouso Alegre iniciou na manhã desta quinta-feira (18) uma grande mobilização social com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e informar os pouso-alegrenses na busca por mais harmonia no trânsito. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), as atividades integram a Semana Nacional do Trânsito, que, em 2014, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, propõe a proteção aos mais vulneráveis: “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. As ações se estendem até 25 de setembro.

A abertura da semana de mobilização ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), na Praça Senador José Bento. Coube ao prefeito e ao secretário de Transporte e Trânsito, Luiz Carlos Delfino, dar início aos trabalhos. “Todas as ações de nossa administração são pautadas por um princípio fundamental, o respeito à vida. É esta sensibilidade que precisamos ter se quisermos um trânsito mais harmônico e ruas e avenidas mais seguras. Respeitar, conviver, dividir e compartilhar o espaço com o outro deve ser um exercício de generosidade, não de revanchismo ou ódio. São esses valores que precisamos transmitir aos nossos jovens e crianças para termos uma civilização melhor amanhã”, projetou Perugini.

O prefeito lembrou que o município tem investido em obras de infraestrutura para a segurança no trânsito em diversos pontos da cidade, como é o caso da construção das travessias elevadas para pedestres. Hoje elas estão presentes em pelo menos 30 pontos estratégicos do município. Mas observou que a grande arma contra a violência no trânsito é a conscientização. E é por esse caminho que seguem algumas das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Transporte e Trânsito. “Os próximos dias serão de muitas ações de sensibilização e educação no trânsito. Queremos mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais harmônico e de uma convivência mais saudável”, pontuou Luiz Carlos Delfino.

Atividades

Nesta quinta-feira, a Praça Senador José Bento recebeu a abertura oficial do evento, além de uma tenda com serviços de fisioterapia, higiene bucal e nutricionista, trabalho desempenhado pelo SEST/SENAT. Ao longo do dia, agentes e educadores de trânsito da SMTT realizaram blitz educativas em diversos pontos da cidade. De 18 a 21 de setembro, as ações têm início na Praça Senador José Bento. As blitz educativas acontecem todos os dias até 25 de setembro. Em algumas das incursões, a SMTT terá o apoio do SEST/SENAT. Este ano, em algumas abordagens dos agentes e educadores de trânsito, motoristas infratores vão receber multas morais. Os trabalhos de conscientização contam também com um grupo de teatro, que faz abordagens bem-humoradas para chamar a atenção de condutores e pedestres.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.