PousoAlegrenet

Menu

Atividades marcam dia do idoso em Pouso Alegre

Data foi marcada por homenagens no Theatro Municipal e atividades na Praça Senador José Bento. Tendas da Secretaria de Saúde e do Desenvolvimento Social atenderam idosos e seus familiares

dia-idoso (2)

A Prefeitura de Pouso Alegre preparou uma série de atividades nesta quarta-feira (01) para comemorar o Dia do Idoso. Uma cerimônia no Theatro Municipal abriu as homenagens. O coral de arte-educadores da rede municipal de Educação deu um toque especial ao evento com um repertório especialmente preparado para os mais de 200 idosos presentes. O chefe de Gabinete, Márcio Faria, o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Aurélio, o vereador José Vianey, representando a Câmara Municipal, e o vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Wilian Nascimento, entregaram rosas aos grupos da melhor idade.

Após a cerimônia coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social no teatro, as atividades continuaram na Praça Senador José Bento. No local, idosos e seus familiares tiveram acesso a serviços de assistência social e de saúde. O prefeito lembra que o município está adotando uma série de políticas públicas com vista ao bem-estar e à valorização do idoso. As secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social mantêm ações conjuntas para formação e orientação de grupos.

“Por tudo que contribuíram e contribuem com a sociedade, pelo exemplo que nos dão dia a dia e pela sabedoria que cultivam, os idosos precisam ser mais valorizados do ponto de vista cultural e, especialmente, das políticas públicas”, discorre o prefeito.

O número e a proporção de idosos avança de forma exponencial. Nas últimas três décadas, o número dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do globo, com consequências para todos.

No Brasil, a melhora dos indicadores socioeconômicos elevou a expectativa de vida da população. Como consequência, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com essa faixa etária deve passar de 14,9 milhões (7,4% do total), em 2013, para 58,4 milhões (26,7% do total), em 2060.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.