PousoAlegrenet

Menu

Escola do Legislativo se preparam para etapa estadual do Parlamento Jovem

Na tarde desta quinta-feira, 23, os estudantes que compõem o Polo Sul de Minas participaram da última atividade preparatória para etapa estadual do Parlamento Jovem.

Os estudantes receberam todas as propostas do Estado na última semana. Nesta atividade, eles aproveitaram para discutir cada proposta e fazer suas observações. Assim, ao chegar na etapa estadual, os alunos já estarão preparados para as discussões.

Participaram da atividade 21 estudantes com o apoio dos coordenadores municipais. Neste ano, com a regionalização do Parlamento Jovem, o Polo Sul de Minas é composto pelas cidades de Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Pouso Alegre, que é cidade polo.

Divulgação Câmara

Divulgação Câmara

“É muito importante preparar os nossos estudantes para a etapa estadual. Nesta dinâmica de hoje vamos analisar todas as propostas do Estado de Minas, assim, os jovens já chegarão totalmente preparados em Belo Horizonte, sobretudo neste ano em que o PJ foi regionalizado, nossa intenção é preparar melhor possível todos os 21 jovens do nosso polo”, fala a coordenadora regional do Polo Sul de Minas, Tatiana Rezende, sobre a importância de se preparar bem os estudantes para a próxima etapa.

O estudante Fábio Wendel participa pela segunda vez do projeto e está otimista com a participação de Pouso Alegre. “Nós estamos nos preparando muito e estudando bastante. O tema que foi proposto neste ano é muito interessante de se trabalhar, principalmente, para nós que somos jovens. Porque nós pensamos muito no nosso futuro, pensamos na faculdade mas o que temos que pensar mesmo é que todos nós envelheceremos e é preciso ter políticas públicas para oferecer qualidade de vida a quem já envelheceu e a quem vai envelhecer”.

Em Minas Gerais, 26 Câmaras Municipais participam do projeto, totalizando 135 estudantes neste ano. A etapa estadual acontece na próxima semana a partir de quarta-feira, dia 29, em Belo Horizonte. Na estada estadual, todos os estudantes que participam do projeto em Minas Gerais discutem as propostas e no ultimo dia de debates elegem quais serão as propostas encaminhadas para a Assembleia Legislativa de Minas, que podem até se tornar leis no Estado de Minas.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Neste ano, o tema discutido é “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.