Theatro Municipal ganhou iluminação especial
Theatro Municipal ganhou iluminação especial

O Theatro Municipal de Pouso Alegre ganhou uma iluminação especial para o ‘Outubro Rosa’. As luzes que reforçam o tom lilás do prédio foram acesas na noite desta quarta-feira como parte da cerimônia que decretou a abertura oficial das atividades relacionadas ao período na cidade. O município segue a tradição mundial para o mês de outubro, que é dedicado à saúde da mulher.

Ao longo do período, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde se organizam em uma grande força-tarefa para agendar consultas e exames com o objetivo de prevenir e identificar as doenças que mas afetam a população feminina. O câncer de mama e do colo de útero são os que mais preocupam. Todas as unidades de saúde do município estão aptas a fazer os agendamentos durante o período. Em 2013, cerca de mil exames foram marcados. Para se ter uma ideia, nos outros meses do ano são feitas, em média, 400 exames de mamografia.

As atividades ligadas ao mês especialmente dedicado à saúde da mulher no município tiveram início oficial declarado pelo prefeito Agnaldo Perugini e pela primeira Dama Édina Perugini, em cerimônia no Theatro Municipal. Os trabalhos do ‘Outubro Rosa’ são coordenados pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres Promoção dos Direitos Humanos.

O Mês
O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes públicos e não-governamentais dirigida à sociedadee às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce especialmente do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade. Foi só em 1997 que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês deoutubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos lugares do planeta.