Na última terça-feira (14) foi votado na Câmara Municipal um projeto de lei que vai modificar a estrutura das sessões ordinárias na Câmara. O projeto altera a sequência das etapas da sessão, passando o uso da tribuna para depois do intervalo regimental, e a votação dos projetos para antes do intervalo.

De acordo com a justificativa da mesa diretora, para os parlamentares as discussões dos projetos legislativos ao final da sessão, como ocorre hoje, dificultaria a qualidade das analises legislativas, devido ao comprometimento físico e mental dos vereadores.

O projeto ainda altera o uso da Tribuna Livre. Com a aprovação, a utilização da Tribuna Livre só será permitida para entidades regularmente inscritas, vedando manifestações de caráter pessoal.

Três parlamentares votaram contra o projeto: Hélio Carlos (PT), Maurício Tutty (PROS) e Rafael Huhn (PT).

Para Hélio Carlos, a tribuna sendo realizada em último momento não contará com a presença de todos os vereadores.

Quero ver a presidência da casa segurar os vereadores aqui depois da votação. É lógico que tem que haver Corum para continuar a sessão. E acho que cada vereador tem que acompanhar o raciocínio do seu colega para que ele possa estar debatendo e possa estar trazendo os problemas da outra semana. Este projeto eu não entendo qual é a realidade dele, se não for para aquele vereador que esta exausto da sessão ir embora para casa.

O vereador Maurício Tutty também foi contrário. Para ele o uso de tribuna e a ordem do dia deveriam a ocorrer em dias alternados. O vereador ainda defendeu que no dia de uso da tribuna deveria ser colocado um microfone no meio do corredor para que o público também pudesse se manifestar.

De autoria do Vereador Hamilton Magalhães (PTB), o projeto foi aprovado em 1ª votação com votos favoráveis de Adriano da Farmácia (PTN), Braz Andrade (PPS), Célio Xaxa (PMDB), Dr. Paulo Valdir (PSL), Flávio Alexandre (PR), Gilberto Barreiro (PDB), Lilian Siqueira (PSDB), Ney Borracheiro (PPS).