hpv

A vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV), utilizada na prevenção ao câncer de colo do útero foi prorrogada em Pouso Alegre. A medida foi necessária por conta da baixa cobertura atingida pelo município na primeira etapa da campanha, em março, quando apenas 14% da população fora m imunizadas. A meta seria vacinar 80% dessa população. Diante do quadro, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha por tempo indefinido.

Devem se vacinar meninas entre 11 e 13 anos. Elas podem comparecer em qualquer um dos 17 postos de saúde disponíveis da cidade, entre 8h e 16h, munidas do cartão de vacinação. Conforme o Departamento de Epidemiologia do município, na primeira etapa de vacinação não foi notificado nenhum caso de reação à vacina.

O papiloma humano
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

O câncer de colo do útero mata até 270 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, 5.160 mulheres morreram, em 2011, em decorrência deste tipo de câncer. Em 2013, o Instituto Nacional do Câncer estimou o surgimento de 17.540 novos casos.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. Em 2012, foram realizados 11 milhões de exames no SUS, o que representou investimento de R$ 72,6 milhões. Do total, 78% foram na faixa etária prioritária. No ano passado, o investimento no atendimento e expansão dos serviços para tratamento de câncer na rede pública de saúde foi de R$ 2,4 bilhões.