Zona Azul já esta em funcionamento em Pouso Alegre. Foto: Divulgação Prefeitura
Zona Azul já esta em funcionamento em Pouso Alegre. Foto: Divulgação Prefeitura

Desde o dia 3 de novembro, a Zona Azul voltou a funcionar no centro de Pouso Alegre. E a implantação do sistema já surte efeito na cidade: Vagas e mais vagas disponíveis. Quem visita Pouso Alegre tem estranhado, e a comentário mais comum é de que a cidade aparenta estar de feriado todos os dias, visto a facilidade de estacionar.

Apesar da aparente aprovação da maioria da população, o sistema ainda deixa em dúvida boa parte dos motoristas. Para ajudar na compreensão do sistema de Zona Azul adotado, o secretário de Trânsito, Luiz Carlos Delfino, explica, de forma prática, o funcionamento da nova Zona Azul.

– Ao estacionar o carro em um dos pontos da Zona Azul, qual o procedimento?
O condutor deverá procurar um ponto de vendas da Zona Azul e adquirir um ticket, de uma ou duas horas e não precisará retornar ao carro, pois o sistema já acusará que o carro estará estacionado na vaga. Uma outra forma é adquirir um cartão com créditos, que poderá ser reabastecido com mais créditos posteriormente. Com o código do cartão, o condutor deverá passar o código para a central, por SMS, avisando quantas horas ficará no local.

– Assim que estacionar, quanto tempo o condutor terá para adquirir o ticket ou acionar o cartão?
O condutor terá uma tolerância de 10 minutos para encontrar um ponto para aquisição do seu ticket. São cerca de 62 pontos de venda no centro, que ficarão abertos das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 13h, para facilitar o acesso dos motoristas.

– A permanência na vaga é de quanto tempo?
O condutor poderá ficar duas horas na vaga e poderá comprar mais duas horas, caso estacione em outra rua dentro da própria Zona Azul. Para estacionar na mesma rua, o condutor deverá aguardar um período de 30 minutos. Assim, outro condutor poderá usufruir do espaço.

– Como funcionará a fiscalização?
A empresa Central Park, que gerencia a Zona Azul, possui em torno de 30 monitores nas ruas. Até o dia 30 de novembro não serão aplicadas sanções administrativas. A partir do dia 1 de dezembro serão cobradas multas para quem não cumprir as regras. O monitor notificará o condutor e, caso não regularize, o agente fará o auto de infração. A multa gira em torno de R$ 53,20 e gera 3 pontos na carteira.

– Como será feita a divulgação no centro e locais de estacionamento?
A educação no transito e conscientização será uma constante na Secretaria de Trânsito. Os monitores passarão as informações tanto para quem vem de fora e não conhece o sistema, como para os munícipes.

– Qual o principal benefício para a cidade?
Antes de tudo, a democratização dos espaços. Agora, é possível andar pela cidade e encontrar vagas para estacionar perto de bancos ou comércios. As pessoas se conscientizaram de forma muito rápida. Há um benefício muito grande, porque não existe mais aquele grande fluxo no centro da cidade, com redução de acidentes, tumultos, barulho, poluição e melhoria da segurança. Não é somente uma questão de vaga.

Confira os pontos de venda:

Banca Central
Banca Cometa
Banca Federal
Bazar Lo Lo
Bebidas e Cia
Bety Comercio de Bolsas
Bio extratus
Black Shake comercio de sorvetes
Celular Minas
Cereais Garcia magalhaes Ltda
Daniele Corretora
Dayvir Bolsas LTDA
Douglas Fashion Hair
Drogaria Alvorada
Drogaria mais humana
Eletronica Castro e Coutino
Emporio Sao Paulo
Espaço Basico
Estação Calçados
Flor do Campo
Gameshop
Havaianas Pouso Alegre
Hotel Dias
Jamil modas
karaca Comunicação e marketing
Kurtição Ele e Ela
Lan House Foto Junior
Lanchonete do pedro
lider Cel
Mac Presentes
Marcelo Teixeira
Marques Celulares
Martins e Rabelo Conf. Ltda
Master Cel
Morais Calçados
Mundo das Antenas
Pa Games
Pet Shop bicho mimado
Planet Game LTDA
PRU utilidades domesticas ltda
Raizes de Minas Confeçoes
Restaurante Catalina
Revolution comercio varejista
Salver Cia salgaderia
Teixeira Consultor imobiliario
Thais Modas
Top 15
Ts Games
Valter silva de almeida
Xerox da Vera
Zordan e Cilver Varejista de cosmeticos