O estacionamento na zona azul começou a ser cobrado em Pouso Alegre nesta segunda-feira (10). Motoristas que quiseram parar seus carros em uma das 36 ruas do centro da cidade tiveram que pagar R$ 2 a hora. Já motociclistas, não precisaram pagar, pois não podem estacionar as motos nas áreas demarcadas como Zona Azul.

Segundo a Secretaria de Trânsito, os motoristas que estacionam seus carros na zona azul, tem até 10 minutos para regularizar a situação indo a um dos vários pontos de vendas conveniados. Já os motoristas que ficarem menos de 10 minutos na vaga, não precisaram pagar.

O pagamento da zona azul é feito com a aquisição de tíquetes com créditos nos pontos de vendas, ou através do celular. Quem quiser usar o celular, tem duas opções: uso de SMS, ou de um aplicativo para smartphones android. Em ambos os casos o valor do estacionamento é debitado do crédito do aparelho utilizado para fazer a operação.

Ainda de acordo com a Secretaria de Trânsito, cada veículo pode renovar por até uma hora sua permanência nas vagas destinadas à Zona Azul. Após esse tempo, o motorista fica proibido de parar o carro no estacionamento rotativo por 30 minutos.

A multa pelo uso irregular da Zona Azul é de R$ 85,13, mas sua aplicação começa a valer apenas em 1º de dezembro.