PousoAlegrenet

Menu

Livro produzido na Câmara de Pouso Alegre será distribuído em todo Ensino Fundamental do Brasil

Escolas devem receber livro já no segundo semestre de 2015. Livro "Constituição em Miúdos", será uma releitura da Constituição Federal feita especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental.

Um livro que esta sendo preparado pelos servidores da Câmara Municipal de Pouso Alegre vai ajudar crianças e adolescentes de todo o país a obterem uma melhor compreensão sobre seus direitos e deveres constitucionais.

O projeto nasceu durante uma conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga. Madu e Florian, discutiam sobre o projeto do então deputado,e hoje senador, Romário, que planejava disponibilizar a todo ensino público a Constituição Federal.

Capa do Livro "A constituição em miúdos". Imagem: Divulgação Cãmara

Capa do Livro “A constituição em miúdos”. Imagem: Divulgação Cãmara

Cientes de que o texto da constituição federal seria muito denso para a faixa etária do Ensino Fundamental, surgiu a ideia de escrever um livro que facilitasse a leitura e compreensão da lei. O projeto, “Constituição em Miúdos”, será uma releitura da Constituição Federal feita especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental, e vai propiciar o primeiro acesso dos jovens à Carta Magna.

O projeto foi lançado para todo o Brasil durante o 24º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas que aconteceu em Porto Alegre (RS) e reuniu 21 estados brasileiros. O lançamento oficial do projeto foi feito pelo presidente da ABEL Florian Madruga. Segundo ele, o livro escrito na Câmara de Pouso Alegre será lançado em maio de 2015 e já no segundo semestre do ano, as escolas brasileiras devem começar a receber a publicação.

O livro está sendo escrito pela servidora de carreira da Câmara Madu Macedo e conta a com colaboração das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Resende, também da Escola do Legislativo. As ilustrações e diagramação estão sendo feitas pela assessora do Museu da Câmara, Cristiane Reis.

A escritora do livro, a servidora da Câmara, Madu Macedo. Foto: Reprodução Facebook / Arquivo Pessoal

A escritora do livro, a servidora da Câmara, Madu Macedo. Foto: Reprodução Facebook / Arquivo Pessoal

Para a escritora do texto, Madu Macedo, fazer uma releitura da Constituição é uma oportunidade de deixar o jovem mais próximo dos seus direitos e deveres. “É uma alegria enorme pensar que os adolescentes do Brasil todo vão ter seu primeiro contato com a Constituição de uma forma mais leve, mais suave; porque a Constituição para um adolescente tem uma linguagem muito pesada, muito densa, então escrevemos o texto como forma de romance, contando mesmo uma história. Ao escrever, eu ficava imaginando um aluno do Ensino Fundamental lendo nosso livro e entendendo a Constituição. É muito gratificante ver esse livro ser publicado”.

O livro escrito em Pouso Alegre será distribuído aos alunos do Ensino Fundamental. Para os estudantes do Ensino Médio e adultos será preparada uma grade especial, um curso específico sobre a Constituição que as escolas poderão oferecer. O conteúdo também será passado de forma focada na faixa etária de cada grupo tornando a Constituição mais familiar aos estudantes. Para esses dois grupos o estudo deve ser focado nos Direitos Fundamentais.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.