Um livro que esta sendo preparado pelos servidores da Câmara Municipal de Pouso Alegre vai ajudar crianças e adolescentes de todo o país a obterem uma melhor compreensão sobre seus direitos e deveres constitucionais.

O projeto nasceu durante uma conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga. Madu e Florian, discutiam sobre o projeto do então deputado,e hoje senador, Romário, que planejava disponibilizar a todo ensino público a Constituição Federal.

Capa do Livro "A constituição em miúdos". Imagem: Divulgação Cãmara
Capa do Livro “A constituição em miúdos”. Imagem: Divulgação Cãmara

Cientes de que o texto da constituição federal seria muito denso para a faixa etária do Ensino Fundamental, surgiu a ideia de escrever um livro que facilitasse a leitura e compreensão da lei. O projeto, “Constituição em Miúdos”, será uma releitura da Constituição Federal feita especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental, e vai propiciar o primeiro acesso dos jovens à Carta Magna.

O projeto foi lançado para todo o Brasil durante o 24º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas que aconteceu em Porto Alegre (RS) e reuniu 21 estados brasileiros. O lançamento oficial do projeto foi feito pelo presidente da ABEL Florian Madruga. Segundo ele, o livro escrito na Câmara de Pouso Alegre será lançado em maio de 2015 e já no segundo semestre do ano, as escolas brasileiras devem começar a receber a publicação.

O livro está sendo escrito pela servidora de carreira da Câmara Madu Macedo e conta a com colaboração das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Resende, também da Escola do Legislativo. As ilustrações e diagramação estão sendo feitas pela assessora do Museu da Câmara, Cristiane Reis.

A escritora do livro, a servidora da Câmara, Madu Macedo. Foto: Reprodução Facebook / Arquivo Pessoal
A escritora do livro, a servidora da Câmara, Madu Macedo. Foto: Reprodução Facebook / Arquivo Pessoal

Para a escritora do texto, Madu Macedo, fazer uma releitura da Constituição é uma oportunidade de deixar o jovem mais próximo dos seus direitos e deveres. “É uma alegria enorme pensar que os adolescentes do Brasil todo vão ter seu primeiro contato com a Constituição de uma forma mais leve, mais suave; porque a Constituição para um adolescente tem uma linguagem muito pesada, muito densa, então escrevemos o texto como forma de romance, contando mesmo uma história. Ao escrever, eu ficava imaginando um aluno do Ensino Fundamental lendo nosso livro e entendendo a Constituição. É muito gratificante ver esse livro ser publicado”.

O livro escrito em Pouso Alegre será distribuído aos alunos do Ensino Fundamental. Para os estudantes do Ensino Médio e adultos será preparada uma grade especial, um curso específico sobre a Constituição que as escolas poderão oferecer. O conteúdo também será passado de forma focada na faixa etária de cada grupo tornando a Constituição mais familiar aos estudantes. Para esses dois grupos o estudo deve ser focado nos Direitos Fundamentais.