Divulgação: Prefeitura de Pouso Alegre
Divulgação: Prefeitura de Pouso Alegre

O Departamento de Imunização da Secretaria de Saúde de Pouso Alegre deu início esta semana à vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A campanha se estende durante todo mês de novembro nos postos de saúde da cidade, das 8h às 17h.

Na campanha contra a poliomielite, devem ser vacinadas crianças entre seis meses e quatro anos. Já a imunização contra o sarampo, tem como público-alvo crianças entre um e quatro anos. Nos dias 8 e 22 de novembro, o trabalho de vacinação terá dia de mobilização em todo o município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.