PousoAlegrenet

Menu

Biblioteca municipal de Pouso Alegre é reaberta ao público

Aberta ao público, a Biblioteca Municipal passa a funcionar no prédio histórico que abrigou o Fórum.

Prédio histórico passa a abrigar a biblioteca municipal.

Prédio histórico passa a abrigar a biblioteca municipal.

A partir desta sexta-feira (19), a biblioteca volta a ser aberta ao público. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na tarde desta quarta (18) uma cerimônia de apresentação da Biblioteca Municipal em sua nova sede, o prédio histórico que abrigava o Fórum da Comarca. O evento contou com a participação da Camerata do Conservatório Estadual de Música.

Depois de décadas sem local fixo, a exemplo das mais tradicionais de seu segmento, a Biblioteca Municipal “Prisciliana Duarte de Almeida” será abrigada por um prédio histórico, de contornos clássicos e espaço amplo. Além do simbolismo, a migração para o novo espaço permitirá aos frequentadores maior comodidade e acesso a novos serviços.

evento contou com a participação da Camerata do Conservatório Estadual de Música

evento contou com a participação da Camerata do Conservatório Estadual de Música

Ao longo do ano, o prédio passou por uma série de intervenções. Pintura, fiação elétrica e tubulações foram readequadas. As obras seguiram pela fachada, que recebeu uma massa especial antes de ser pintada. “Nossa maior riqueza, o conhecimento, tem agora um espaço digno de sua importância, um prédio histórico, imponente e com capacidade de acomodar com conforto todos aqueles que lá forem fazer seus estudos”, avalia o prefeito .

A biblioteca conta com um acervo de mais de 40 mil volumes, distribuídos em diversas áreas do conhecimento. Oferece serviços de empréstimo, pesquisa, e internet sem fio. Há ainda uma sala reservada para estudos em grupo. O espaço permite discussões coletivas em torno de leituras e pesquisas em um espaço reservado. Em 2015, a biblioteca deve ganhar ainda um conjunto de computadores com acesso à internet para pesquisas.

“Abrigada em um prédio histórico, a Biblioteca Municipal ganha ainda mais relevância para a cultura local. Além de oferecer mais conforto e novos serviços para a população, a mudança confere um novo status à biblioteca. No novo prédio, esperamos incentivar não apenas a leitura, mas também a valorização da cultura em todas as suas dimensões”, analisa o secretário de Cultura, José Clévio de Paula.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.