Veículo de varrição a jato modelo fez a limpeza de trechos das ruas do bairro Fátima I.
Veículo de varrição a jato fez a limpeza de trechos das ruas do bairro Fátima I.

O Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de Pouso Alegre começou a utilizar esta semana um caminhão de varrição mecanizada. Doado por uma empresa, o veículo de varrição a jato fez a limpeza de trechos das ruas do bairro Fátima I, nesta quarta (17), e segue para outras regiões da cidade nesta quinta. Estimativas do departamento apontam que quatro horas de operação do caminhão equivale a um dia inteiro de trabalho de 16 garis.

O diretor do Departamento de Limpeza, José Antônio, pontua que o caminhão representa, praticamente, a inclusão de mais uma equipe de limpeza no quadro de pessoal do município, que hoje conta com cinco equipes, compostas por 20 homens cada. “O ganho de produtividade é enorme. Com apenas um caminhão, alcançamos um volume de serviços 20% superior ao que prestávamos até então”, calcula.

O trabalho do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura é rotineiro. Com cinco equipes multitarefas, cada uma com 20 homens, a varrição, capina, poda, raspagem e pintura de guias passam, periodicamente, por todos os bairros da cidade. Segundo a prefeitura, nos últimos dias, os trabalhos voltaram a se concentrar nas vias e canteiros das principais avenidas, com a intenção de deixá-las impecáveis para as festas de fim de ano.