Prefeitura divulgará cartazes como este. Imagem: Divulgação Prefeitura
Prefeitura divulgará cartazes como este. Imagem: Divulgação Prefeitura

Prefeitura de Pouso Alegre – A Secretaria de Desenvolvimento Social de Pouso Alegre dá início esta semana à campanha “Dar esmola não ajuda”. O trabalho tem como foco a redução do número de pessoas em situação de ria e mendicância. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar e Acipa.

Já nesta segunda e terça-feira, o grupo conclui a afixação de cartazes em ônibus e estabelecimentos comerciais. Na sequência, serão feitos trabalhos de panfletagem nas principais praças e avenidas da região central. Na quarta-feira (10),assistentes sociais , guardas municipais e policiais militares fazem a abordagem de moradores de rua, com orientação e sugestão de encaminhamento para os serviços de apoio da Prefeitura.

O conteúdo da divulgação, constante em cartazes, folders e vídeos, traz uma reflexão sobre como a esmola, sob o guarda-chuva de aliviar o sofrimento de uma pessoa, contribui para mantê-la em uma situação degradante. Para não cair nessa armadilha, a campanha orienta que a maneira correta e eficaz de ajudar um morador de rua é acionar os serviços de apoio e assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O chefe da pasta, Marcos Aurélio, explica que por melhor que seja a intenção de quem doa a esmola, a prática é um dos fatores que estimulam a presença de pedintes e pessoas em situação de rua. “É como se de um lado estivesse o serviço de assistência social tentando tirar essas pessoas de uma situação degradante. De outro, as pessoas que dão esmola incentivam sus permanência”, considera.

O que fazer

Pouso Alegre tem uma ampla estrutura de apoio, amparo e assistência às pessoas em situação de rua. No Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) é dada atenção principalmente para crianças e adolescentes. Para contatar o serviço ou obter mais informações pode ser acionado o telefone 3449-4247.

Já no Centro POP, o Centro Especializado em Assistência à Pessoa em Situação de Rua, o trabalho é voltado para adultos e famílias. Uma equipe multidisciplinar atua para reinserir essas pessoas na sociedade, encaminhando-as para apoio psicológico e cursos técnicos para reinserção no mercado de trabalho. O telefone do Centro POP é o 3423-3550.

O município conta ainda com o trabalho da Abordagem Social. Atuando 24 horas por dia, uma equipe formada por orientadores e assistentes sociais circulam pela cidade em uma van para prestar apoio aos moradores de rua. O telefone do serviço é o 9889-7440. “A atitude correta e eficiente é acionar um desses serviços, que dispõe de profissionais preparados para abordar e ajudar essas pessoas. Dar esmola não ajuda”, conclui o secretário, Marco Aurélio.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre