Mesmo com a ocorrência de chuva nos últimos dias, em Pouso Alegre a preocupação com a água continua. Foi aprovado na sessão desta terça-feira (2) na Câmara Municipal o Programa Municipal de Conservação, Uso racional e reaproveitamento das águas. De autoria do vereador Mauricio Tutty, o projeto foi aprovado por unanimidade em segunda votação e segue para sanção do Prefeito.

Vereador alertou sobre o problema que viria a secar o Rio Mandu.
Vereador alertou sobre a provável seca do Rio Mandu.

“É uma alegria nós votarmos esse projeto e podermos instituir esse programa tão importante que é de pensar sobre a água: de que modo vamos utilizar um bem finito que nos dá a vida. Esse projeto de lei vai servir para formar uma nova cultura do uso da água em Pouso Alegre. Nós, que ao longo da história humana, tivemos a informação de que nós éramos o país com o maior volume de água doce, de repente, descobrimos uma escassez e quase um colapso por falta. E agora, através da legislação específica, vamos poder contribuir para essa discussão”, apontou o vereador.

O Programa das Águas tem por finalidade instituir normas que regulamentem a política pública de conservação, uso racional e reaproveitamento de águas. O projeto ainda aborda dois projetos do vereador que ainda não foram votados: O ecocrédito e o IPTU Verde.

Para o vereador o projeto abre caminho para novas propostas: “É um dia importante, porque vamos garantir o que está no artigo 225 da Constituição Federal, que diz que ‘todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida’. Quero agradecer aos vereadores a importante contribuição; é sinal de que já estamos coletando os frutos dessa discussão”, expôs Mauricio Tutty após a aprovação do projeto.