DIque 2 foi reaberta para o trafego de veículos. Foto: Divulgação PMPA
DIque 2 foi reaberta para o trafego de veículos. Foto: Divulgação PMPA

A prefeitura de Pouso Alegre reabriu nesta sexta-feira (23) a Avenida Dique 2. A via que estava interditada a mais de um mês, por apresentar risco a segurança dos trafegantes, passou por reformas paliativas nesta últimas semana.

A abertura da via deve garantir um desafogo do fluxo de veículos na rota Centro-Sul-Sudeste, a mais intensa da cidade. Com o fechamento do Dique 2, as avenidas Ayrton Senna e Vereador Antônio da Costa Rios ficaram sobrecarregadas.

A via foi interditada pela Secretaria de Transporte e Trânsito em 20 de dezembro, por medida de segurança. Trechos de sua cobertura asfáltica se deterioraram, abrindo buracos que poderiam provocar acidentes. Anteriormente, a Prefeitura já havia realizado algumas obras paliativas no local, mas como a obra foi contratada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa, e os problemas persistiram, o município optou por acionar o MP. O órgão recomendou que seja feita uma perícia para apontar a origem das falhas e atribuída responsabilidades.

O problema

Desde que os primeiros problemas estruturais na pavimentação começaram a ser identificados, a Prefeitura cobra os reparos da Copasa. Diversas notificações foram enviadas à Companhia, que ficou responsável pela execução da obra como parte de um acordo de compensação ao município por atrasos em obras de saneamento e consequentes danos ao meio ambiente. O acerto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2009. Segundo este acordo, em forma de multa, a empresa ficaria obrigada a aplicar R$ 22 milhões na construção da avenida.