Imagem: Divulgação Corpo de Bombeiros
Imagem: Divulgação Corpo de Bombeiros

No momento da emergência, sempre surge aquela dúvida sobre qual órgão deve ser acionado para socorrer um acidentado. A prestação de primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar (APH), atualmente, é uma competência concorrente entre algumas instituições públicas, como os Corpos de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o conhecido SAMU.

Primeiramente, é bom que se frise que, apesar da prestação de primeiro socorros ser realizada pelos dois órgãos, Bombeiros e SAMU não são a mesma coisa! Aí surge a questão, em que casos devem ser acionados cada órgão? Via de regra, considerem que as emergências envolvendo risco, além dos danos pessoais causados pelo próprio acidente, devem contar com a presença dos bombeiros a fim de estabilizar as condições de insegurança. De uma forma geral, considere a tabela abaixo para saber quando acionar os Bombeiros (193) ou o SAMU (192):

Imagem: Reprodução Facebook Cissul SAMU
Imagem: Reprodução Facebook Cissul SAMU

Há outras situações, inclusive, que bombeiros e SAMU trabalham de maneira integrada. Por exemplo:

Imagem: Divulgação Corpo de Bombeiros
Imagem: Divulgação Corpo de Bombeiros

A cena consiste em um acidente de trânsito com vazamento de combustível, havendo uma vítima presa nas ferragens. Nesse caso, ao passo em que controlarão o risco de incêndio devido ao vazamento, os bombeiros efetuarão a retirada da vítima das ferragens, repassando, então, aos cuidados da equipe de primeiros socorros (que poderá ser dos próprios bombeiros ou do SAMU).

Utilizando essa informação você irá poupar tempo, fator crucial em qualquer atendimento de emergência. Ajude a salvar vidas, divulgue, compartilhe!