PousoAlegrenet

Menu

Faleceu Monsenhor Vicente Pereira Gomes, Vigário da Catedral

Monsenhor estava hospitalizado desde a sexta-feira (13) após ter passado mal. Ele faleceu na madrugada desta terça-feira (17).

Monsenhor Vicente Pereira Gomes, Vigário Paroquial da Catedral de Pouso Alegre

Monsenhor Vicente Pereira Gomes, Vigário Paroquial da Catedral de Pouso Alegre

Faleceu aos 80 anos o Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, Monsenhor Vicente Pereira Gomes. O Monsenhor estava hospitalizado no Hospital das Clinicas Samuel Libânio desde a sexta-feira (13) após ter passado mal e veio a falecer por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (17).

Vigília e sepultamento

O corpo do Vigário está sendo velado na Catedral de Pouso Alegre nesta terça-feira (17), com celebrações da Santa Missa de Corpo Presente às 9h, 10h, 12h e às 14h, esta última, presidida pelo arcebispo Dom Majella.

Após a missa o corpo de será levado para Brasópolis, onde será sepultado na quarta-feira (18) às 10h.

Biografia

Monsenhor Vicente Pereira Gomes nasceu em Brasópolis (MG), no dia 22 de julho de 1934. Filho de João Baptista Gomes e Georgina Bento Gomes, pertencente à tradicional família brasopolense que deu ao Brasil o Presidente da República Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes (1914-1918). É o ultimo de nove irmãos, dois quais os dois últimos se tornaram sacerdotes (Pe. João Gomes é redentorista).

Fez seus estudos primário no Grupo Escolar Cel. Francisco Braz, de sua terra, e depois, entrando para o Seminário Diocesano de Pouso Alegre aos 11 anos de idade, ali completou o curso fundamental e fez o curso médio, na reitoria de Côn. Luiz Gonzaga e Côn. Sebastião Vieira. Depois, com mais nove colegas fez seus estudos de curso superior, de filosofia e teologia, na tradicional cidade mineira de Mariana (próximo a Ouro Preto) no Seminário Maior São José. Durante o curso de teologia foi recebendo as diversas Ordens Eclesiásticas da época (tonsura, ordens menores, subdiaconato e diaconato). Ao final, foi ordenado sacerdote aos 28 de dezembro de 1958, em Brasópolis, sua terra natal, por dom Oscar de Oliveira, então bispo auxiliar de dom Otávio e Administrador diocesano da Diocese de Pouso Alegre.

Começou seu ministério sacerdotal em Brasópolis mesmo, como auxiliar do mons. Noronha, por cinco anos e meio, sendo ao mesmo tempo administrador paroquial de Piranguinho, que tinha se tornado paróquia.

Em 1964 trabalhou por seis meses em Bueno Brandão. Em 1965 assume a Paróquia de São José, em Itajubá, por designação do então arcebispo dom José D’Ângelo Neto; foram 16 anos de paroquiato. Nessa fase ainda bacharelou-se no curso de Letras na Faculdade de Filosofia de Itajubá, na qual foi também professor, além de lecionar no Colégio João XXIII.

Em 1980 dom José o trouxe para Pouso Alegre, para dirigir o Seminário Arquidiocesano como reitor. Ali exerceu simultaneamente o magistério, dando aulas de filosofia e de línguas (português, latim, grego e hebraico). Por diversas vezes seguidas foi eleito pelo clero como membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Com a eleição de dom João Bosco para bispo auxiliar, Pe. Vicente foi sucedê-lo à frente da Paróquia de Ouro Fino, de 1988 a 1997. Cônego Edson Oriolo foi seu vigário paroquial por sete anos. Foi lá ainda, que em 1993, dom João Bergese, o arcebispo então, foi conceder-lhe o titulo de cônego, como membro do Cabido Arquidiocesano.

Após nove anos de pastoreio nesta paróquia, em 17 de fevereiro de 1997, o novo arcebispo dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho o transferiu e lhe deu posse na paróquia de São Sebastião de Andradas. Foram 16 anos de trabalhos pastorais, com a colaboração sucessiva de dez padres vigários paroquiais.

Em 2006, dom Ricardo obteve de Roma para ele o título de Monsenhor. Em 2008 pôde então celebrar, com grandes festividades, seu Jubileu de ouro de ordenação sacerdotal.

No dia 23 de fevereiro de 2013 veio transferido para Pouso Alegre exercendo a função de vigário paroquial da Catedral. No ano de 2014 celebrou seus 80 anos de idade.

Hoje, dia 17 de março de 2015, às 2h veio a falecer no Hospital Samuel Libânio.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.