Ginástica de rua em Contagem inspirou projeto de Pouso Alegre
Ginástica de rua em Contagem inspirou projeto de Pouso Alegre

A partir desta sexta-feira, os pouso-alegrenses ganham uma nova opção para se exercitar. Trata-se do ‘Ginástica de Rua’, projeto que permite a entidades sociais e ao poder público organizar eventos de atividades físicas em grupo nos espaços públicos da cidade. A aula inaugural da iniciativa acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, na Avenida Coronel Cândido Coutinho, no bairro Recanto dos Fernandes.

O projeto foi instituído pela Lei 5.557/2015, proposta pelo vereador Rafael Huhn (PT), e tem o mérito de dar liberdade de iniciativa a grupos e entidades que queiram desenvolver ações de fomento ao esporte e à saúde preventiva. Não por acaso, a primeira aula de ‘ginástica na rua’ será ministrada pela ABDEA, a Associação Brasileira do Esporte Amador.

A aula inaugural terá uma presença ilustre, a do professor Luiz Paulo Carvalho, coordenador do ‘Ginástica na Rua’ em Contagem, município que inspirou o projeto de Pouso Alegre. Além do professor, a ABDEA vai disponibilizar profissionais de educação física e da área da saúde para acompanhar os exercícios.

Como participar

A participação no ‘Ginástica na Rua’ é gratuita e aberta a todos, mas requer alguns cuidados. Para se exercitar com segurança, é preciso se inscrever e assinar uma declaração que atesta aptidão para a prática. Nos casos de restrição médica, o praticante pode levar um atestado médico para ser orientado pelos profissionais. Todo o processo é bastante rápido e feito no local do evento.

“É um projeto que nasce da combinação de forças entre poder público e entidades esportivas. Convidamos todos a participarem das atividades, que são uma nova oportunidade de estimular a cultura da atividade física, da interação entre as pessoas e da vida mais saudável”, convida o vereador Rafael Huhn.