Culinária mineira será destaque no evento.
Culinária mineira será destaque no evento.

A culinária de Minas é a grande estrela no Salão do Livro em Paris, onde será realizada a sexta edição do Cozinhando com Palavras. O evento, que promove o diálogo entre duas formas de expressão cultural, a gastronomia e a literatura, acontece entre os dias 20 e 23 de março. Os chefs Ivo Faria, Leo Paixão, Elzinha Nunes e Ari Kespers apresentarão receitas e produtos mineiros no estande do Brasil, país homenageado no Salão.

Além disso, os chefs farão dois jantares “a quatro mãos” no Restaurante Le Parió. A atividade faz parte da agenda para promover a gastronomia mineira. Os jantares serão nos dias 22 e 23 de março. Na ocasião, será lançado o livro Le Brésil de Minas Gerais – Gastronomie et Tourisme. Nas versões em português e francês, a edição traz receitas mineiras e destinos turísticos do Estado.

O livro é de autoria dos quatro chefs que participam do evento e curadoria de André Boccato. Possui apoio do Governo de Minas Gerais e patrocínio do Sistema Fiemg, Sebrae/MG e Sistema Fecomércio.

Evento reúne 1.200 editores

Considerado um dos principais eventos culturais da Europa, o Salão do Livro de Paris vai reunir 1.200 editores de todo o mundo – só do Brasil serão 48 autores. São 50 países participando do evento, que estima receber 198 mil visitantes durante seus quatro dias. O Brasil é o convidado de honra e país homenageado no evento, que terá a escritora ouro-pretana Guiomar de Grammont como curadora. Nomes como Adauto Novaes, Affonso Romano de Sant’Anna, Angela Lago, Fernando Morais, Luiz Ruffato, Maria da Conceição Evaristo Brito, Ricardo Aleixo e Sérgio Rodrigues representam Minas na Feira.

Serviço:

– Estande do Brasil – quatro apresentações individuais dos chefs mineiros, com degustação nos dias 20, 21, 22, 23, sempre das 12h às 14h

– Estande Square Culinaire – aula coletiva dos chefs mineiros no dia 23 (fechando o Salão), às 17h

-Jantar “a quatro mãos” – dias 22 e 23, no Restaurante Le Parió 54, Avenue Emile Zola, 75015 (evento exclusivo)