Em 2013, aproximadamente 4 mil pessoas percorrem  às ruas de Pouso Alegre. Foto arquivo / Coletivo
Em 2013, aproximadamente 4 mil pessoas percorrem às ruas de Pouso Alegre. Foto arquivo / Coletivo

O próximo domingo deve ser marcado por protestos contra o governo federal em vários estados do Brasil. No momento em que o governo enfrenta a sua pior crise política desde que Luiz Inácio Lula da Silva da Silva chegou ao poder em 2003, lideranças comunitárias que estão insatisfeitas com o governo Dilma planejam manifestações em diversas cidades pelo Brasil.

Em Pouso Alegre, dois eventos agendados no Facebook, já reúnem centenas de confirmações de adeptos para as manifestações. Os grupos que estão organizando protestos contra a presidente compartilham a insatisfação com o governo federal, mas divergem sobre um pedido de impeachment. Há aqueles que reivindicam um impeachment imediato e outros que ainda esperam por um fato que dê margem legal a uma decisão dessa natureza.

Impulsionado pelas redes sociais, os grupos pretendem alcançar o sucesso das manifestações ocorridas em 22 de junho de 2013, quando aproximadamente 4 mil pessoas percorrem às ruas de Pouso Alegre por quase cinco horas, buscando melhorias no transporte público da cidade e redução do preço da passagem. Nascia então o movimento Coletivo Pouso Alegre, que após outras inúmeras manifestações, conseguiu junto ao prefeito Agnaldo Perugini (PT), reduzir o preço da tarifa de ônibus da cidade.

Dessa vez, os manifestantes anunciam que a concentração ocorrerá na Praça Senador José Bento, às 9 horas deste domingo (15). Os organizadores ainda planejam marchar pelas ruas do Centro após a concentração na praça.