Conta de luz ficou mais cara em Minas Gerais
Conta de luz ficou mais cara em Minas Gerais

A partir desta quarta-feira (8) as contas de luz, em Minas Gerais, terão aumento de 5,93% para consumidores residenciais. O ajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na manhã desta terça-feira (7). Em todo o estado, 805 municípios que recebem energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) sofrerão o ajuste.

Segundo o gerente de Tarifas da Cemig, Ronalde Xavier Moreira Júnior, as condições hidrológicas dos últimos dois anos, que forçaram o uso das usinas termoelétricas, geraram a necessidade de repasse de custos para os consumidores. Ele lembra que os clientes só vão perceber o reajuste na fatura de maio. “Isso acontece porque as datas de leitura das contas de energia são distribuídas ao longo do mês. Assim, em abril, os consumidores pagarão uma parte do consumo ocorrido antes de 8 de abril ainda conforme a tarifa antiga e a outra parcela do consumo já com o reajuste da tarifa”, explica o gerente.

De acordo com a Aneel, o cálculo para estipular o aumento é baseado na variação de custos que a empresa teve no ano. Ainda segundo a agência, ele abrange custos da atividade de distribuição de energia e outros como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Este é o segundo aumento na conta de luz no estado este ano. Em fevereiro, o reajuste definido pela Cemig para o consumidor residencial foi de 21,39%.