PousoAlegrenet

Menu

Copa COE começa neste sábado com 48 participantes

<a class='post_tag' href='http://pousoalegre.net/topicos/copa-coe/' >Copa COE</a> começa neste sábado com 48 participantes. Imagem: Divulgação

começa neste sábado com 48 participantes. Imagem: Divulgação

A bola volta a rolar pela a partir deste sábado (11), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. E o início do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais traz novamente a possibilidade dos torcedores pouso-alegrenses acompanharem os melhores e mais emocionantes duelos. Este ano a competição chega a sua nona edição e contará mais uma vez com 48 equipes na disputa, igualando o recorde de 2013.

Os participantes estão divididos em duas séries: Ouro e Prata. Os sistemas de disputa são semelhantes, com os times divididos em seis grupos iguais, de onde saem 16 para as oitavas de final, que passam a ser disputadas em jogos eliminatórios, seguindo assim até a decisão. De acordo com o regulamento, os quatro últimos colocados na classificação geral da Série Ouro serão rebaixados, enquanto os semifinalistas da Prata sobem para a elite no próximo ano.

Quebra do tabu

Desde o início da de Futebol Amador, em 2007, nenhuma equipe conseguiu levantar o troféu de campeão por duas vezes, feito que 19 times da Série Ouro vão brigar para que não aconteça este ano. Porém, restam ainda cinco campeões para tentarem quebrar o tabu – Flamina, Ponte Preta/Portugal, Santos América, Sport São João e Catarinense, este, o último a levantar a taça e um dos favoritos ao título em 2015.

Favoritos ao título

Como nos anos anteriores, quase todos os participantes foram em busca de reforços para brigarem pelo título. No entanto, os resultados mostram que as equipes que mantém a base das últimas edições levam vantagem. Foi assim com o Catarinense em 2014. A equipe que no ano anterior foi eliminada nas oitavas de final, retornou ao bairro São João praticamente com o mesmo elenco e foi campeã. Para este ano, a receita será repetida.

O mesmo acontece com as equipes do Sport São João, Santos América, Flamengo, Óticas Diniz, Massaranduba e Aquarela, consideradas favoritas ao título este ano. Das equipes que buscam surpreender, ou voltar a brilhar, estão o Andorinha Ipuíuna, Guarani Milanezi, Ponte Preta/Portugal e Corinthians/Ratatá, que este ano vem com jogadores da cidade de Itajubá, além do Flamina, que volta a elite depois de ser campeão da Série Prata em 2014.

A luta pelo acesso

Assim como na elite, a Série Prata também promete muita emoção aos torcedores. A competição que este ano terá 24 equipes – oito a mais que ano passado – e sistema de disputa semelhante à Série Ouro, conta com algumas forças que já brilharam no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, caso do Estrela Azul, Atlético Faisqueira e Minas, e muitos times novatos – 13 no total.

Dentre os participantes, destacam-se as presenças de equipes de diversas cidades do Sul de Minas, como o Canarinho, de Turvolândia, Libertha, de Itajubá, Sertãozinho, de Borda da Mata, Ouro Fino e Esportiva Cachoeirense, de Cachoeira de Minas. Com isso, muitas surpresas podem acontecer na Série Prata, que terá seus jogos disputados sempre aos sábados – com exceção da primeira rodada devido à festa de abertura.

Rodada inicial

A começa neste final de semana com a disputa de quatro jogos. No sábado (11), pela Série Ouro, o último campeão do torneio, Catarinense enfrenta o Sport São João, campeão em 2013, às 15 horas. Logo em seguida, às 17 horas, o Ferrari/Óticas Real/Bangu enfrenta o Corinthians/Ratatá. No domingo (12), pela Série Prata, o Luchini/Clube de Campo Fernão Dias joga contra o Botafogo do Algodão, às 15 horas, e às 17, o Plastfilm pega o Barcelona.

Com informações de Assessoria / Carlos Manoel (EPA)

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.