Vídeos da tentativa de ressuscitamento foram divulgadas nas redes sociais.
Vídeos da tentativa de ressuscitamento foram divulgadas nas redes sociais.

A morte de um homem no Pronto Socorro do São João no início da noite de sexta-feira (17) gerou muita confusão por meio das redes sociais. As informações que se espalharam acusavam o pronto socorro de omissão.

Segundo as mensagens, um homem de 46 anos teria chegado ao Pronto Atendimento com dores no peito, e teria ouvido da atendente que não poderia ser atendido no momento devido ser horário de janta da equipe. O homem então teria ido para a sala de espera, onde depois de um tempo teve uma parada cardíaca e morreu no local.  Ainda segundo as mensagens, a equipe do SAMU ainda teria sido chamada pois o pronto socorro não teria médicos no local e equipamentos. As informações acima foram desmentidas pela Secretaria de Saúde, pelo SAMU, e pela esposa do paciente.

Segundo a secretaria de Saúde, o homem teria chegado as 18h40 com dores no peito e sido atendimento em 5 minutos pelo médico. Após realização do eletrocardiograma, o homem foi esperar o laudo na sala de espera. No momento em que o médico iria encaminhar o paciente para a internação, o homem desmaiou e morreu na sala de espera. Ainda segundo a secretaria de Saúde, a esposa do paciente teria informado que a parada cardíaca foi de repente, e que ele estaria mexendo no celular no momento. Houve uma tentativa de ressuscitamento no local e a equipe do SAMU foi acionada para leva-lo ao hospital. A manobra de ressuscitamento foi feito no local devido a emergência. Ainda segundo a secretaria de Saúde o quadro de funcionários estava completo no momento.

O SAMU, por meio de nota nas redes sociais, confirmou o informado pela secretaria de Saúde, de que o quadro de funcionários estava completo no momento.

Atualização: A esposa do paciente confirmou na tarde desta segunda-feira (20) ao PousoAlegrenet que seu marido foi atendida pelo Pronto Socorro imediatamente após terem chegado ao local. A esposa ainda informou que em nenhum momento a equipe do pronto socorro deixou de dar a atenção necessária ao seu marido.