dengue1

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre divulgou nesta quinta-feira (09/04) um novo boletim com números atualizados de casos de dengue no município. De acordo com o novo balanço, são 57 casos importados (contraíram dengue em outros municípios e estão em Pouso Alegre) e 53 casos autóctones (contraíram o vírus em Pouso Alegre). A Prefeitura ainda salienta que 136 casos estão aguardando o resultado da sorologia.

No último boletim divulgado no dia 06/04 haviam 202 os casos suspeitos notificados, sendo que 130 ainda aguardavam o resultado da sorologia.

SECRETÁRIA DE SAÚDE NEGA EPIDEMIA

A secretária de Saúde, Giselly Pelegrini, esteve nesta semana na Câmara para apresentar oficialmente aos vereadores o balanço dos casos de dengue notificados no município. De acordo com ela, até aquele momento, eles somavam 228 casos em todo o muncípio. Destes, 72 já estavam confirmados e o restante aguardava o teste de sorologia. Ainda de acordo com a secretária, o quadro evidencia um surto da doença no município, o que ainda não caracteriza uma epidemia.

Em análise comparativa, ela demonstrou que o avanço da doença nos últimos três anos na cidade acompanha a tendência regional, estadual e nacional. Giselly esclareceu ainda que as medidas necessárias estão sendo adotadas e que elas seguem o protocolo padrão do Ministério da Saúde. Segundo ela, a utilização de fumacê contra o mosquito não seria viável neste momento.

O vereador Ayrton Zorzi (PMDB), que a havia acusado de maquiar os números referentes aos casos de dengue, reafirmou a acusação, exibindo um documento em papel timbrado da Prefeitura que lhe teria sido entregue por uma funcionária então exonerada por supostamente ter “confrontado a secretária com números reais”.