Durante a sessão desta terça-feira (07), foi exibido um vídeo onde o secretário de Defesa Social, Antônio Carlos Mendes, proíbe e ameaça punir guardas municipais que criticarem o prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini.

No vídeo, o secretário afirma: “Eu não vou aceitar mais nenhum de vocês falar mal do prefeito. Se falar mal do prefeito, vou chamar na secretaria e chamar a atenção. É o prefeito que paga o salário de vocês. Não está contente, pede conta p…., sai da guarda, vai para onde quiser. Quero deixar bem claro isto aqui Sindicato:  Se eu souber, eu vou chamar e vou punir.”, disse o secretário no vídeo.

O secretário, que havia sido convocado a Câmara, fez um pronunciamento onde disse que passou a ser criticado pela corporação depois que mudou o local de trabalho de dois funcionários. No entanto, ele negou as ameaças. “Ameaça jamais, eu nunca fiz, isso eles estão inventando. Nunca ameacei ninguém e não tenho motivo para ameaçar ninguém”, disse o secretário.

Secretário diz que irá punir guardas que falarem mal do prefeito em Pouso Alegre.
Secretário diz que irá punir guardas que falarem mal do prefeito em Pouso Alegre.

O vídeo foi gravado escondido por guardas municipais durante um encontro em agosto do ano passado. Mas segundo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pouso Alegre, só foi divulgado agora porque o clima na corporação ficou insustentável. “Nós temos inúmeros guardas que estão sendo perseguidos dentro da prefeitura por conta do secretário Antônio Carlos”, disse o presidente Luiz Antônio dos Santos.

O vereador Adriano da Farmácia, que exibiu o vídeo, pediu o afastamento do secretário. Segundo ele, Antônio Carlos teria ferido o artigo 5º da Constituição Federal, que protege as liberdades individuais dos cidadãos. Adriano acusou o chefe da pasta de instalar uma ditadura na Guarda. O secretário também é alvo de um abaixo-assinado promovido por servidores da Guarda Municipal, exigindo sua saída da secretaria.