O que é um cluster completo? Como as empresas de Santa Rita do Sapucaí se agrupam? Qual a relação das empresas do APL com as instituições de ensino da cidade? Qual é perfil dos empresários? Estas e outras perguntas são respondidas na dissertação de mestrado O cluster como vantagem competitiva das empresas eletroeletrônicas de Santa Rita do Sapucaí – MG – Brasil, de autoria da professora Rosa Stela Ribeiro de Lorena. Ela defendeu sua dissertação pela Universidad de la Empresa na Facultad de Ciencias Empresariales, em Montevideo, Uruguai, em 2013.

Em seu estudo, a professora concluiu que o APL Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí é um cluster completo “e maduro”, que tem entre outras características: alta concentração geográfica; alto nível de especialização das empresas e cooperação entre elas; nível de desenvolvimento tecnológico uniforme e cultura da sociedade adaptada ao cluster.

O cluster é composto por 146 empresas fabricantes e prestadoras de serviços na área de eletroeletrônicos associadas ao Sindvel – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica e à AISRS – Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí. Incluem-se também as instituições de ensino e pesquisa; as associações de classe; os sindicatos; as incubadoras de empresas; os órgãos de fomento à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação; e os poderes públicos municipais, que são as forças vivas formadoras do APL local

Estas empresas empregam mais de 9,5 mil colaboradores e fabricam cerca de 12 mil produtos nas áreas de eletroeletrônica, eletromedicina, telecomunicações, radiodifusão, informática, automação industrial, predial e comercial, segurança, tecnologia da informação, equipamentos industriais e prestação de serviços.

Outro achado importante do estudo é em relação ao perfil dos empresários. A maioria das empresas do APL é criada por alunos e ex-alunos das instituições de ensino e locais. Como o ambiente de inovação e tecnologia proporciona boa preparação antes da abertura do negócio, o índice de mortalidade das empresas é bem pequeno. Segundo estudo, 36,7% delas foram incubadas, sendo essa trajetória mais presente entre as microempresas (46,4%), seguida pelas pequenas (15,4%) e médias empresas (14,3%).

De acordo com a pesquisadora, a educação é outro aspecto importante a ser avaliado, pois isso reflete na forma como o empreendedor enfrenta e resolve os problemas da empresa. De acordo com perfil (2010), 67,5% dos empresários concluíram o nível superior; 29,1% concluíram o nível médio; 2% possuem mestrado; 0,7% possuem doutorado e também 0,7%, ensino fundamental completo, diz o estudo.

Quanto às principais atividades das empresas, a pesquisa mostrou que a fabricação de componentes eletrônicos somam 43% dos estabelecimentos; equipamentos e aparelhos elétricos não especificados anteriormente, 12%; equipamentos transmissores de comunicação, 9%; geradores, transformadores e motores elétricos, 7%; aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, 6,4%; equipamentos de informática, 5.7%. A concentração dos estabelecimentos está em torno destes 6 itens, somando-se 83%, e mais especificamente nos 4 primeiros, que juntos representam 71% de todas as indústrias do APL.

A pesquisa revelou que o mercado dos produtos das empresas do APL é basicamente nacional, mas 17,7% das empresas já exportam. Os principais destinos no Brasil são: São Paulo, 19,0%, Minas Gerais, 25.5%, Santa Rita do Sapucaí, 14,0%, outros destinos, 24,8% e “não responderam”,17,7%. Os destinos das exportações são, em ordem decrescente, o Mercosul ,33,3%, América Central e Caribe,20.8%, África,16,7%, outros país da América do Sul,12,5%, América do Norte (12,5%) e Europa,4,2%.

O estudo enumerou dezoito vantagens competitivas do cluster, entre elas, a proximidade com as instituições de ensino e pesquisa; as ações realizadas pelo Sindvel, a existência de indústria correlatas e de apoio próximas, que compõem a cadeia produtiva; o acesso fácil á mão de obra com conhecimentos técnicos especializados e a fornecedores de produtos e serviços necessários à operação; a interação entre as empresas, as instituições de ensino e os órgãos públicos; e a atuação das incubadoras de empresas são consideradas as vantagens competitivas mais importantes do APL.

Com informações de assessoria