PousoAlegrenet

Menu

Escola do Legislativo recebe equipe da ALMG e PUC para visita técnica do PJ de Minas

Objetivo foi auxiliar os coordenadores dos municípios do Polo Sul de Minas I no planejamento de ações para a gestão anual do Parlamento Jovem de Minas

Visita Técnica !

A Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho recebeu nos dias 06 e 07 de maio a coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas 2015 (Assembleia Legislativa de Minas Gerais- ALMG e PUC Minas) para a realização da visita técnica à coordenação do Polo Sul de Minas I, coordenadores municipais e monitores que integram o polo.

A visita, um mecanismo de acompanhamento e orientação da coordenação estadual do projeto, teve o objetivo de auxiliar os coordenadores municipais e do Polo no desenvolvimento e no planejamento de ações, visando o cumprimento do cronograma de atividades como as etapas das plenárias municipais, regional, que será em Pouso Alegre, e a estadual, em Belo Horizonte. Todas as atividades foram desenvolvidas na Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Visita Técnica 2

Foram dois dias de atividades. No dia 06 de maio, a coordenação estadual da ALMG, Fernanda Freitas e Joselma Luchini, se reuniu com as coordenadoras do Polo Sul de Minas I, a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e assessora da Escola, Tatiana Rezende. No dia seguinte, pela manhã, os coordenadores municipais e monitores das cidades integrantes do polo fizeram uma análise das atividades desenvolvidas em cada município. À tarde, participaram de oficina de instrumentalização pedagógica, também voltada para coordenadores e monitores. Paralelamente, as coordenadoras do Polo Sul Minas I se reuniram com os coordenadores estaduais para tratar do planejamento das atividades do polo.

Para as coordenadoras do Polo Sul de Minas I, a visita foi fundamental para o aprimoramento das atividades do Parlamento Jovem nos municípios. Todos os coordenadores municipais que compõem o Polo saíram satisfeitos e com várias ideias para serem compartilhadas com todos os estudantes e monitores que participam do PJ (Parlamento Jovem) de Minas.

Segundo o coordenador municipal do PJ em Carvalhópolis, Sandro Silva dos Santos, é sempre um dos momentos mais aguardos, pois é nesse encontro que o projeto é avaliado cidade a cidade pela equipe da Coordenação Estadual. E não é só isso, além da avaliação o evento é propício para troca de ideias e para aprofundamento da relação de amizade com as pessoas envolvidas, o que contribui bastante para que o Polo se torne mais unido e consolidado.

Já para a coordenadora municipal do PJ em Pouso Alegre, Mônica F. Franco, a visita no Polo Sul de Minas foi muito importante para a formação de oficinas pedagógicas que serão trabalhadas com os estudantes, e também um momento de muita integração entre todos os municípios do Polo. “O encontro superou as expectativas e foi muito produtivo.”

Visita Técnica 3

Lucas Silvério Medáu Dias, coordenador municipal do PJ em Monte Sião, salientou a importância do projeto. “Nossos momentos de interação, de avaliação são também momentos para que cresçamos como servidores do legislativo, como gestores locais e principalmente como cidadãos integrados regionalmente, com um compromisso de desenvolvimento político e cidadão do Sul de Minas.”

De acordo Fernanda Freitas, uma das coordenadoras estaduais do projeto, o encontro teve a intenção também de compartilhar conhecimentos visando à efetiva realização do Parlamento Jovem nos municípios do Polo Sul de Minas I, as chamadas plenárias municipais, e também colaborar para o alinhamento metodológico e temático do projeto, que este ano apresenta o tema “Direitos Humanos e Segurança Pública”.

As cidades participantes do encontro no Polo Sul de Minas I foram: Carvalhópolis, Extrema, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, São Lourenço, Três Pontas e pouso Alegre. Da coordenação Estadual, estiveram as servidoras da ALMG, Fernanda Freitas e Joselma Luchini, e da PUC Minas, Karina Junqueira.

 

Cronograma das visitas aos polos:

MACRORREGIÕES E POLOS CÂMARA QUE RECEBERÁ A VISITA DATA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Central Belo Horizonte 8 de junho
Centro-Oeste Divinópolis 25 e 26 de maio
Médio-Piracicaba Itabira 22 de maio
Norte e Jequitinhonha Montes Claros 28 de maio
Sul de Minas I Pouso Alegre 6 e 7 de maio
Sul de Minas II Poços de Caldas 20 de maio
Triângulo e Noroeste Uberaba 11 de junho
Zona da Mata Juiz de Fora Sem previsão

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.