Quadro Travessia. Imagem: Divulgação
Quadro Travessia. Imagem: Divulgação

A Galeria Artigas de Pouso Alegre (MG) recebe a partir do dia 8 de maio a exposição “Travessia”, do artista plástico mineiro Alex Brasil. A exposição contará com dez quadros que compõem a série de ilustrações do livro de mesmo nome, do escritor Luiz Guilherme Romancini.

As telas retratam, de modo abstrato, a obra literária que tem como cenário uma típica fazenda cafeeira do Sul de Minas Gerais, na segunda metade do século XIX. O local é palco de um triângulo amoroso entre um escravo, um capitão-do-mato e uma bela escrava, criada e educada pelo Senhor da fazenda.

O processo de criação de ícones, símbolos e derivações geométricas, além da escolha das palhetas de cores e? o mote da experimentação de formas objetivas e convenções subjetivas de composição nos quadros que compõem a série de ilustrações do livro “Travessia”.

As dez obras da série foram produzidas no ano de 2013, sendo pintadas com tinta acrílica sobre placas de MDF de dimensões 53 cm x 73 cm e atadas a molduras metálicas. Na exposição, as pinturas são dispostas na mesma ordem em que aparecem no livro.

Quadro Rufino. Imagem: Divulgação
Quadro Rufino. Imagem: Divulgação

A abertura da exposição será no dia 8 de maio, às 19h30.

O autor

Alex Brasil nasceu em 1977 na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, onde estudou artes plásticas, cênicas e música no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre Juscelino Kubistchek (CEMPA-JK). Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2000 e entre 2004 e 2005, participou de pesquisas multidisciplinares nas áreas de sonologia, música e tecnologia no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da UNICAMP como aluno de mestrado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Em 2006, ingressou no curso de Artes Plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2007, criou o conceito de poesia móvel, sendo selecionado pelo Prêmio TOC140 da Fliporto Digital em 2011. Apos participar de mostras e exposições coletivas foi diplomado Bacharel em Artes plásticas na Escola Guignard em 2012. Recentemente publicou trabalhos em pintura nas ilustrações do livro “Travessia”, cujo lançamento se deu juntamente com a abertura da exposição individual “Travessia”, no Cine Belas Artes, na capital mineira. Atualmente, trabalha com pintura, fotografia, vídeo, poesia e novas mídias. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Serviço
Exposição “Travessia”, de Alex Brasil
Local: Galeria Artigas (Av. Dr. Lisboa, 201, Centro, Pouso Alegre – MG)
Data: 08 a 22 de maio de 2015
Horário: Segunda a sexta-feira, das 13h às 18h e sábado das 9h às 15h.
Informações: (31) 9309-6632, (31) 2555-5515 ou (35) 9172-7944