Foto: Divulgação Câmara
Foto: Divulgação Câmara

Com objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela Constituição Federal, e também provocá-los para uma posição mais crítica, tornando-os mais atuantes, o livro Constituição em Miúdos, produzido pela equipe da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, será lançado em junho, na 19ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – CNLE, em Vitória.

O livro Constituição em Miúdos, uma releitura da Constituição Federal, foi iniciado no segundo semestre de 2014. A ideia inicial de produção do material surgiu de uma conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Madruga. O objetivo era elaborar um livro para que os jovens compreendessem com mais facilidade a Constituição, uma vez que o texto original é considerado denso para a faixa etária do Ensino Fundamental.

O livro foi escrito pela servidora de carreira da Câmara de Pouso Alegre, Madu Macedo, com coautoria das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Rezende, e também com a colaboração de Lívia Macedo, Geovan Ferraz, Mateus Hope, Nilson da Silva Rebello e Gislaine Buosi.

A diagramação foi feita pela assessora do Museu Histórico da Câmara Municipal “Tuany Toledo”, Cristiane Reis, e a revisão gramatical pelo agente cultural Mayke Riceli. Ilustração de Luís Fernando Costa, e orientação jurídica foi uma colaboração do advogado Geraldo Cunha Neto.

Para Madu Macedo, “foi muito gratificante participar de um projeto tão especial que irá atingir um número considerável de jovens no Brasil”.

O projeto oficial do lançamento livro, para todo o Brasil, aconteceu no final de 2014, em Porto Alegre (RS), durante o 24º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas.

De acordo com informações da ABEL, após o lançamento em junho deste ano, o livro escrito em Pouso Alegre será distribuído para todas as escolas da rede pública do país.