A Polícia Militar de Meio Ambiente da 17ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito realizou nos dias 29 de abril, 04, 05 e 15 de maio, visita ao aterro sanitário de Pouso Alegre. Esta ação faz parte do Programa de Educação Ambiental – PROGEA.

O Evento contou a participação das Escolas Municipais Dr Vasconcelos Costa e Sabina Mendonça de Barros de Pouso Alegre e Escolas Municipais Dr José Ribeiro de Carvalho e Valéria Junqueira Paduan de Santa Rita do Sapucaí. Participaram, também, alunos do Colégio Tiradentes unidade Pouso Alegre.

Na ocasião, foi proporcionada uma visita técnica orientada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Aterro Sanitário de Pouso Alegre, sob a coordenação da empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos. Durante a visita, os alunos puderam conferir o processo de destinação correta dos resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico).

Os Srs. André Miguel Simãozinho e David Bruno da Fonseca, respectivamente Engenheiro Ambiental e funcionário da empresa Lara, conversaram com os alunos sobre a disposição de resíduos sólidos urbanos. O evento contou, ainda com palestras da bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pouso Alegre, Ana Carla Arantes Furtado.

Os alunos envolvidos no Programa apresentaram bastante interesse no conteúdo objeto da explanação e demonstraram compromisso com a redução da produção de lixo e reciclagem.

A ação teve como principal objetivo desenvolver competências de consciência ambiental, importante pressuposto em uma sociedade que tem um consumo crescente e diretamente proporcional à produção de lixo.