Pouso Alegre e Varginha duelam por aeroporto de carga
Pouso Alegre e Varginha duelam por aeroporto de carga

Segundo matéria do Jornal Estado de Minas, Pouso Alegre e Varginha estão duelando para terem um aeroporto de Cargas. A proximidade entre elas indica que apenas um projeto deve se viabilizar.

Enquanto em Pouso Alegre o plano é de um aeroporto internacional com investimentos bilionários, a prefeitura de Varginha traçou um plano mais modesto: Firmar uma parceria com o Aeroporto de Confins e a Azul , que fariam a ligação com o aeroporto de Varginha para o transporte de cargas.

Sem recursos em caixa, a proposta é repassar o aeroporto existente para operação da empresa vencedora da licitação enquanto é construído o novo termina.  Credito: Douglas Vieira / Divulgacao.
Sem recursos em caixa, a proposta de Pouso Alegre é repassar o aeroporto existente para operação da empresa vencedora da licitação enquanto é construído o novo terminal. Credito: Douglas Vieira / Divulgação.

Em Pouso Alegre, vereadores precisam aprovar o projeto para depois ter início a tramitação do processo licitatório. O passo seguinte será abertura de consulta pública. Sem recursos em caixa, a proposta é repassar o aeroporto existente para operação da empresa vencedora da licitação enquanto é construído o novo terminal.

Em Varginha, o projeto ainda esta em discussão com representantes da Azul e da BH Aiport. Em meados do ano passado, a Azul deixou de operar as rotas regionais, inclusive em Varginha. O SAC já concedeu a outorga para operação do aeroporto de Varginha pela prefeitura e o projeto de cargas pode ser o primeiro passo para a retomada dos voos comerciais.

Outros municípios mineiros, Paracatu e Divinópolis também trabalham para o desenvolvimento de seus aeroportos e a Azul já demonstrou interesse em operar nas cidades. Atualmente a empresa opera em Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga, Patos de Minas, Governador Valadares, Goianá (Zona da Mata), Uberlândia, Uberaba, Araxá, Belo Horizonte e Confins.