PousoAlegrenet

Menu

Banco de Leite do Hospital Samuel Libânio necessita de mães doadoras

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) está precisando aumentar o número de doadoras para seu Banco de Leite. “Precisamos de pelo menos 20 litros de leite mensais pra suprir a demanda da UTI Neonatal e berçário, que é a unidade onde ficam internados recém nascidos prematuros que necessitam do leite materno. O leite materno é o principal alimento de um bebê recém-nascido e é essencial para o desenvolvimento da criança. Por isso pedimos essa ajuda para as mães doadoras”, relata a enfermeira responsável, Danielle Cristina da Silva Zamot, informando que a unidade só teve 9 litros de leite materno em maio.

Nutricionista Vivian Luz e enfermeira Danielle Zamot

Nutricionista Vivian Luz e enfermeira Danielle Zamot

Toda mulher saudável que realiza exames de pré-natal, não fuma, não bebe, e nem esteja tomando medicamentos que impeçam a doação pode doar seu leite excedente. “Não é preciso ir ao posto para fazer a coleta. Basta ir ao serviço para receber as orientações e pegar um kit cuidadosamente preparado, composto por quatro frascos de vidro com tampa plástica, touca, máscara, folder explicativo e etiquetas para identificação dos frascos e assim, retirar o leite em casa guardando-o no freezer ou congelador”, orienta a nutricionista Vivian Luz. Para as doadoras que não conseguem fazer a ordenha manual (coleta) do leite em casa e tem disponibilidade de ir ao Serviço, o Posto dispõe de um equipamento (ordenhadeira) que realiza a retirada do leite. Este procedimento é realizado no posto de coleta sob supervisão da equipe especializada. “É importante ressaltar que durante o período em que estiver ocorrendo à doação do leite materno, tanto a doadora quanto seu filho (recém-nascido) tem assistência médica e de enfermagem especializadas através do Posto de Coleta. As consultas ocorrem mensalmente ou a qualquer tempo, caso haja necessidade”, conta a enfermeira Danielle.

Banco de Leite

O Banco de Leite funciona há oito anos no Hospital Samuel Libânio, sendo que o Posto Coleta atendeu só neste mês 446 mães com excesso de leite dispostas a doarem. “O resultado do trabalho desenvolvido é a garantia de que os bebês recebam o melhor alimento indicado para eles que é o leite materno, pois, tem todas as propriedades necessárias ao correto e completo desenvolvimento das crianças, fortalece o sistema imunológico dos mesmos funcionando como uma ‘espécie de vacina’, além de ajudar na redução do tempo de internação”, orienta a nutricionista Vivian Luz.

Mais informações pelo telefone (35) 3429-3276.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.