Correção: A prefeitura de Pouso Alegre emitiu nota informando que a campanha será iniciada na segunda-feira (22) e não no sábado (20), como havia sido informado anteriormente. A informação de que a campanha seria iniciada no sábado (20) havia sido dada pela própria prefeitura.

Campanha para detecção de glaucoma em Pouso Alegre começa no próximo sábado (20)
Campanha para detecção de glaucoma em Pouso Alegre começa no próximo sábado (20)

Começa neste sábado (20) a 4ª Campanha Vibra Visão Brasil. O objetivo é detectar pacientes de Pouso Alegre com glaucoma, uma lesão no nervo óptico que pode causar cegueira irreversível. Serão 600 vagas disponíveis. Os interessados em fazer o exame e passar pela consulta devem procurar o Setor de Oftalmologia, na Policlínica do bairro São Geraldo, na Rua João Sabino de Azevedo, 265.

Segundo a prefeitura, a Campanha é destinada a pessoas acima de 40 anos. Fora dessa faixa etária, podem se cadastrar para a consulta, pacientes portadores de diabetes, hipertensão, com alto grau de miopia ou doenças hereditárias da família do glaucoma.

Para realizar o cadastro é preciso apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, comprovante de residência, Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Cartão Municipal de Saúde.

De acordo com a Coordenadora do Setor de Oftalmologia da Policlínica, Andréia Cardoso, as consultas acontecerão entre os dias 10 a 14 de agosto e caso seja detectada a doença, já serão entregues os medicamentos para início do tratamento.

Andréia explica que a doença não apresenta nenhum sintoma e muitas vezes ela é descoberta tarde demais. Por isso, o importante é detectar precocemente, para que seja possível fazer o tratamento com o colírio. “O glaucoma é silencioso e muitas vezes por falta de conhecimento e de sintomas, as pessoas não se preocupam, mas esta doença pode levar a cegueira em questão de pouco tempo”, disse.

A Campanha começou a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no ano passado e ocorre a cada três meses. Na última edição foram atendidas 720 pessoas e 118 foram detectadas com glaucoma. Durante as três edições anteriores foram 450 pessoas detectadas.

Para quem ainda não possui os cartões Nacional e Municipal do SUS, basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde, apresentar os documentos pessoais e solicitar que sejam feitos.