Nos dias mais frios, característicos do inverno, o uso do chuveiro e aquecedores é sempre maior devido às baixas temperaturas, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. A economia começa com a mudança de hábitos. Segundo o engenheiro de comercialização da Cemig, Valter Hugo Vieira Faria, adotar atitudes simples no dia-a-dia podem auxiliar na redução do consumo.

Segundo Valter Hugo, é sempre bom verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustar o termostato desses equipamentos considerando que a temperatura do ambiente está mais baixa. Se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos.

Reduzir o tempo embaixo do chuveiro também é recomendado, pois nos dias mais frios é comum a utilização do chuveiro na posição inverno, que permite banho mais quente, mas pode aumentar o consumo de energia. “O ideal é manter o chuveiro na posição verão. Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%”, afirma Valter Hugo.

Confira algumas dicas para economizar energia:

Reduzir termostatos. Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduza 1 grau no termostato e economize até 5% da sua conta.

Desligue quando não estiver em uso. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada – levando a até 30% de desperdício. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada.

Iluminação

Geladeira

Tomadas e fios

Celulares e Câmeras

Computadores