A vice-diretora da FAI, professora Silvana Lima, e a vice-diretora da Escola Dr. José Marques de Oliveira, Débora Padilha. Foto: Ascom FAI
A vice-diretora da FAI, professora Silvana Lima, e a vice-diretora da Escola Dr. José Marques de Oliveira, Débora Padilha. Foto: Ascom FAI

A FAI, consciente do seu papel educacional e social e da importância das atividades de extensão para uma instituição de ensino superior, promove a “Gincana Empreendedores na Escola”. A Gincana consiste na realização de tarefas de cunho social relacionadas com o tema empreendedorismo social envolvendo estudantes de escolas de ensino médio, técnico ou EJA pertencentes às superintendências regionais de ensino de Pouso Alegre e Itajubá.

De acordo com a professora Eunice Gomes de Siqueira, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é envolver equipes de estudantes em atividades que as levem a propor projetos que possam transformar ou melhorar a sua comunidade escolar. “Por exemplo: para melhorar o aproveitamento de energia, água ou de alimentos consumidos dentro da escola; conservar o patrimônio escolar; aumentar a disciplina e o respeito mútuo, dentre outros”, exemplifica a professora.

A vice-diretora da Faculdade, professora Silvana Lima, que também integra a equipe de coordenação da gincana, reforça: “Este projeto vem despertar nos alunos do ensino médio, que ora finalizam mais um ciclo de suas vidas, a postura pró-ativa e o olhar crítico de quem agora deve, e é capaz de, propor melhorias para o lugar no qual passaram anos de suas vidas, a escola, possibilitando-a ser melhor para os próximos alunos que virão”.

Professora Silvana e a diretora do Colégio Objetivo, Marielza Camargo. Foto: Ascom FAI
Professora Silvana e a diretora do Colégio Objetivo, Marielza Camargo. Foto: Ascom FAI

A gincana é composta de duas fases. Primeiramente as escolas deverão se inscrever no site da Faculdade e depois formar equipes de alunos que irão elaborar os projetos sobre o tema proposto. Os projetos serão apresentados para uma banca de profissionais da FAI que visitarão as escolas. Cada escola terá um projeto escolhido que irá representá-la na fase final, a ser realizada na em Santa Rita do Sapucaí no dia 3 de outubro.

Os alunos participantes e professores orientadores receberão kits FAI. Na fase final, as três escolas vencedoras serão contempladas com uma TV Led 50″ e uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação da FAI (1º lugar); um projetor multimídia (2º lugar) e uma impressora multifuncional (3º lugar).

Visita às escolas

Professora Silvana e a  diretora da Escola Monsenhor José Paulino, Marileia Franco. Foto: Ascom FAI
Professora Silvana e a diretora da Escola Monsenhor José Paulino, Marileia Franco. Foto: Ascom FAI

Durante esta semana, o diretor da FAI, professor José Cláudio Pereira, a vice-diretora, professora Silvana Lima, a coordenadora acadêmica, professora Eunice Gomes de Siqueira e o gerente de Marketing e Comunicação, professor Aldo Ambrósio Morelli, divulgaram o projeto nas escolas da região de Pouso Alegre e Itajubá. As escolas acolheram a proposta com entusiasmo.

Uma das escolas visitadas foi a “Dr. José Marques de Oliveira”, de Pouso Alegre. A vice-diretora, Débora da Silva Moreira Padilha, comentou sobre o gincana: “O projeto é de grande valor para a escola e para os educandos. Irá desenvolver uma visão empreendedora no aluno para que futuramente ele possa ser um profissional empreendedor com qualidade para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”.