Alunos da Rede Municipal fazem apresentações durante encerramento do FETRAN
Alunos da Rede Municipal fazem apresentações durante encerramento do FETRAN

Na manhã de hoje, 02, aconteceu o encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As atividades foram realizadas na Praça Senador José Bento, a partir das 9h, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de todas as escolas participantes do projeto em Pouso Alegre e Três Corações, apresentações artísticas, exposição de viaturas e exibição de vídeos educativos.

As atividades vão até a noite de hoje e cerca de 400 crianças da Rede Municipal de Ensino devem passar pelo local para se apresentarem. Aproximadamente 12 mil alunos participaram das ações que foram iniciadas em abril e se encerram nesta semana.

O inspetor da PRF, João Eustáquio Ramos é coordenador regional do FETRAN no Estado de Minas Gerais. Para ele, a expectativa é que a partir da conscientização das crianças, seja possível construir um trânsito mais tranquilo e garantir mais qualidade de vida. João explica que o projeto iniciou no estado do Mato Grosso, mas foi na cidade de Pouso Alegre que ganhou a nova formatação. “Este é um projeto pedagógico audacioso, simples e que conseguiu alcançar o Brasil e até o Uruguai. A progressão é que futuramente possa ser estendido para as escolas estaduais e particulares, assim como para todos os estados”, destaca.

Além dos secretários municipais da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, estiveram presentes representantes do 20º Batalhão de Polícia Militar, 14º Grupo de Artilharia de Campanha, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, 17º Departamento de Polícia Civil, além da vereadora Edna Mafra Leite, de Três Corações e do coordenador nacional do FETRAN, Jean de Luna Chagas.

Para a Secretária Municipal de Educação, Cleidis Regina Chaves Modesto, o projeto foi importante para estimular outras escolas. “O FETRAN começou em Pouso Alegre com cinco escolas municipais. Neste ano, em sua quarta edição, atingiu toda a Rede Municipal de Ensino. Nosso desejo é que se torne um projeto nacional, por meio de Lei Federal, para que seja inserido no currículo de todas as escolas do Brasil”, afirma.

O FETRAN está envolvendo cerca de 90 mil alunos neste ano, dos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul, além da província de Rivera, no Uruguai.

Na última terça-feira, 30, foi realizado o Juri Simulado na Câmara Municipal de Pouso Alegre, quando os alunos das Escolas Municipais Antônio Mariosa, Doutor Ângelo Cônsoli e Maria Barbosa; do Colégio Intelecto; e da Escola Estadual Presidente Bernardes analisaram o caso de um acidente de trânsito com vítima fatal, envolvendo um condutor embriagado. Os debates trataram dos temas embriaguez ao volante, excesso de velocidade e não utilização do cinto de segurança.

Com informações: Assessoria PMPA