PousoAlegrenet

Menu

Câmara homenageia Colégio Estadual por seus 50 anos

Cinquenta anos dedicados à educação de qualidade na cidade de Pouso Alegre. Nesta quinta-feira, 9, o Colégio Estadual "Dr. José Marques de Oliveira" recebeu uma homenagem especial prestada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, destacando todo o trabalho realizado em prol da educação durante sua trajetória.

Foto: Divulgação Camara

Foto: Divulgação Camara

A Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira foi criada em 25 de maio de 1965. Nesta época em Pouso Alegre só existiam os Colégios São José, Santa Dorotéia e o CENEG, que posteriormente passou a ser CENEC. O Colégio São José só aceitava estudantes homens e o Santa Dorotéia, apenas mulheres. O CENEG aceitava ambos os sexos, mas como só funcionava à noite, atendia mais aos alunos fora da faixa etária escolar. O Colégio Estadual veio para suprir essa necessidade do município, de atender alunos de ambos os sexos no período diurno. Um vídeo, contando toda a sua história e com depoimentos de ex-diretores, professores, funcionários e alunos, emocionou a todos convidados.

Para simbolizar a homenagem, uma placa especial foi entregue ao Colégio e, ex-diretores, também receberam placas, marcando a história do Colégio: Vilma Andery representou seu pai, Agostinho Andery; Claudio Tabajara representou seu pai, Dr. José Marques de Oliveira; Maria Aparecida Silva representou seu irmão, Dr. Lecyr Ferreira da Silva; Antônio Célio Rios de Andrade; Maria de Jesus Ribeiro; Cleides Regina Chaves Modesto, Secretaria de Educação, representou Maria Ivaneide; Maria Eunice Duarte Cherbele; Maria Aparecida Mariosa; Aparecida Silva Resende; Palmira Scudeller Furtado de Oliveira; Débora Padilha representou Marialba Cobra; Rosa Helena Costa representou Bazília Beltrami; Mônica Mendes; e a atual diretora Caroline Zampieri.

O presidente, (PT), propositor da homenagem, ressaltou que o Colégio Estadual é de fundamental importância para a cidade. “O colégio estadual de Pouso Alegre faz parte da história educacional do município e é referência para nossa história. A Câmara Municipal não poderia ficar de fora do contexto de homenagem desses 50 anos de história e de comprometimento com a educação de Pouso Alegre. Não existe uma família na cidade que não tenha estudado no Colégio Estadual, então, para a Câmara Municipal é um motivo de muito orgulho homenageá-lo por seu Jubileu de Ouro”, destacou.

Além do presidente, o vereador Dr. , ex- aluno do Colégio contou sua trajetória que o fez chegar à faculdade de Medicina. Maria Eunice Cherbele falou em nome dos ex-diretores homenageados, contando sua história junto à instituição, emocionando a todos. A diretora do Colégio, Caroline Costa Zampieri dos Santos e a Superintendente Regional de Ensino, Andréa Adão Reis também fizeram seus pronunciamentos ressaltando a importância da instituição para a cidade.

Foto: Divulgação Camara

Foto: Divulgação Camara

Colégio Estadual

A Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira foi criada em 25 de maio de 1965, pela Lei nº 3.380, com o nome de Ginásio Estadual de Pouso Alegre. Em dezembro do mesmo ano, com o esforço conjunto do Lions Clube, liderado por Agostinho Andery, e da Prefeitura de Pouso Alegre, com o prefeito Cândido Garcia Machado, a Escola recebeu como anexos o colégio oficial Monsenhor João Aristides de Oliveira e o Colégio Normal Oficial Alberto Schweitzer. Ainda em 1965, pela Lei nº 3.906, foi criado o curso colegial secundário e o colégio pela portaria nº 44 e em 04 de março de 1966, foi autorizado a funcionar.

As suas primeiras instalações foram à Rua Coronel Otávio Meyer, onde atualmente funciona o Colégio Pouso Alegre. Somente em 1969 o Colégio conseguiu seu prédio próprio à Rua Bueno Brandão, 220, onde funciona atualmente. De 1966 a 1970, sob a Direção do Dr. Lecyr Ferreira da Silva, a Escola começa a se impor à sociedade local e às comunidades vizinhas como educandário que propicia estruturas culturais e profissionalizantes sólidos, habilitando o aluno a desenvolver suas potencialidades e a adquirir novos conhecimentos.
Em outubro de 1981, através da portaria nº 409/81 foi reconhecido o ensino médio (antigo segundo grau) mantido pelo estabelecimento com as habilitações profissionais de magistério, técnico em contabilidade e processamentos de dados.

Hoje, composta por cerca de 1.500 alunos, a Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira oferece o ensino fundamental e médio.
A direção é da professora Caroline Costa Zampiori dos Santos e, que juntamente com uma equipe de funcionários, não medem esforços para proporcionar o crescimento dos alunos como indivíduos críticos, reflexivos e ativos, tornando-os verdadeiros cidadãos. “Tive a oportunidade de me formar aqui e a história profissional da minha família é ligada ao Colégio Estadual. Cinquenta anos de escola, com toda essa tradição, é algo que não pode se perder. Espero que a comunidade escolar participe cada vez mais das ações da escola, para que essa educação de eficiência e essa tradição se estabeleça com mais força a cada ano”, destacou.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.