Câmara homenageia Colégio Estadual por seus 50 anos
Câmara homenageia Colégio Estadual por seus 50 anos

Na próxima quinta-feira, 9, às 19h30, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizará uma Sessão Especial em homenagem ao Jubileu de Ouro do Colégio Estadual “Dr. José Marques de Oliveira”. Serão homenageados todos que dirigiram o Colégio ao longo dos 50 anos de história.

O presidente, Rafael Huhn (PT), propositor da homenagem, ressalta que o Colégio Estadual é de fundamental importância para a cidade. “O colégio estadual de Pouso Alegre faz parte da história educacional do município e é referência para nossa história. A Câmara Municipal não poderia ficar de fora do contexto de homenagem desses 50 anos de história e de comprometimento com a educação de Pouso Alegre. Não existe uma família na cidade que não tenha estudado no Colégio Estadual, então, para a Câmara Municipal é um motivo de muito orgulho homenageá-lo por seu Jubileu de Ouro.

A Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira foi criada em 25 de maio de 1965, pela Lei nº 3.380, com o nome de Ginásio Estadual de Pouso Alegre. Em dezembro do mesmo ano, com o esforço conjunto do Lions Clube, liderado por Agostinho Andery, e da Prefeitura de Pouso Alegre, com o prefeito Cândido Garcia Machado, a Escola recebeu como anexos o colégio oficial Monsenhor João Aristides de Oliveira e o Colégio Normal Oficial Alberto Schweitzer. Ainda em 1965, pela Lei nº 3.906, foi criado o curso colegial secundário e o colégio pela portaria nº 44 e em 04 de março de 1966, foi autorizado a funcionar.

As suas primeiras instalações foram à Rua Coronel Otávio Meyer, onde atualmente funciona o Colégio Pouso Alegre. Somente em 1969 o Colégio conseguiu seu prédio próprio à Rua Bueno Brandão, 220, onde funciona atualmente. De 1966 a 1970, sob a Direção do Dr. Lecyr Ferreira da Silva, a Escola começa a se impor à sociedade local e às comunidades vizinhas como educandário que propicia estruturas culturais e profissionalizantes sólidos, habilitando o aluno a desenvolver suas potencialidades e a adquirir novos conhecimentos.
Em outubro de 1981, através da portaria nº 409/81 foi reconhecido o ensino médio (antigo segundo grau) mantido pelo estabelecimento com as habilitações profissionais de magistério, técnico em contabilidade e processamentos de dados.

Hoje, composta por cerca de 1.500 alunos, a Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira oferece o ensino fundamental e médio.

A direção é da professora Caroline Costa Zampiori dos Santos e, que juntamente com uma equipe de funcionários, não medem esforços para proporcionar o crescimento dos alunos como indivíduos críticos, reflexivos e ativos, tornando-os verdadeiros cidadãos. “Tive a oportunidade de me formar aqui e a história profissional da minha família é ligada ao Colégio Estadual. Cinquenta anos de escola, com toda essa tradição, é algo que não pode se perder. Espero que a comunidade escolar participe cada vez mais das ações da escola, para que essa educação de eficiência e essa tradição se estabeleça com mais força a cada ano”, destacou.