Após demissões, momento é de estabilidade em Pouso Alegre.
Após demissões, momento é de estabilidade em Pouso Alegre.

Após um período de demissões, as fabricantes de autopeças de Pouso Alegre passam por um momento de estabilidade. É o que afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre e região, Francisco Pereira dos Santos Filhos, em entrevista para o Jornal Diário do Comércio.

Segundo o presidente do sindicato, as dispensas ocorreram com mais força até maio, mas perderam o fôlego, e a situação se normalizou. Apesar disso, Santos alerta que o nivel de produção das empresas está abaixo do usual, em vista a retração das encomendas das montadoras.

Em Pouso Alegre, a Flamma Automotiva (antiga Automotiva Usiminas), fabricane de cabines de caminhão, demitiu aproximadamente 180 trabalhadores até maio deste ano. Outra grande empresa da região, a Delphi Automotive System do Brazil, especializada na produção de chicotes elétricos para automóveis, tambem reduziu seu quadro de funcionários.

Na região

Segundo os sindicatos das regiões, na região de Itajubá, as demissões continuam ocorrendo, mas sem confugirar um quadro de “demissão em massa”. Já na região de Poços de Caldas o cenário é bem pior. 800 metalúrgicos já foram demitidos em 2015 e há um quadro de demissão em massa.