PousoAlegrenet

Menu

Institucional FAI: Professor da FAI defende dissertação de mestrado em Montevideo

Professor da <a class='post_tag' href='http://pousoalegre.net/topicos/fai/' >FAI</a>, Jaci Alvarenga defendeu dissertação de mestrado em Montevideo

Professor da , Jaci Alvarenga defendeu dissertação de mestrado em Montevideo. Foto: Divulgação

Institucional No dia 20 de julho, o professor da Jaci Alvarenga defendeu sua dissertação de mestrado intitulada  Sobrevivencia de Micro e Pequenas Empresas (MPE´s): um estudo de caso do Arranjo Produtivo Local – APL de Santa Rita do Sapucaí – MG – Brasil na UDE – Universidad de la Empresa, em Montevideo, no Uruguai. Participaram da banca os professores Dr. Roberto Llauró, Dra. Sílvia Santiago Facale e Dra. Graciela Fabeyro.

Para o professor, a jornada foi desafiante, mas gratificante. E agora é tempo de agradecer: “Agradeço à direção da e à nossa comunidade acadêmica, bem como os empresários e demais partícipes da minha pesquisa. Espero que os resultados obtidos contribuam para o desenvolvimento do APL de Santa Rita do Sapucaí e de outros segmentos afins”, diz ele, emocionado.

Desde 1997, o professor atua profissionalmente em Santa Rita do Sapucaí, onde vem acompanhando a evolução das empresas. O fato que chamou sua atenção foi a sobrevivênvia das micro e pequenas empresas da cidade, enquanto a maioria deste tipo de empresa ao redor do mundo morre antes de completar cinco anos.“Então, achei interessante pesquisar as causas dessa sobrevivencia”, destaca o professor.

Professor da <a class='post_tag' href='http://pousoalegre.net/topicos/fai/' >FAI</a>, Jaci Alvarenga defendeu dissertação de mestrado em Montevideo

Professor da , Jaci Alvarenga defendeu dissertação de mestrado em Montevideo. Foto: Divulgação

Em um universo de 146 empresas, o professor entrevistou 54 delas. Sobre as causas da sobrevivência, ele comenta: ”São muitas variáveis pesquisadas. Resumidamente, posso afirmar que as empresas estão sobrevivendo, mas a evolucão do faturamento é muito lenta. Deve-se a vários fatores, por exemplo, atualmente a eletrônica é uma commoditiy (produto comum) que todo mundo tem acesso. Entao, o mercado é extremamente competitivo”.

No seu segundo livro, a ser lançado este ano, ele aborda algumas questoes sobre as dificuldades das PME`s. Jaci é autor do livro Teoria J., onde aborda de forma descontraída, os principais erros cometidos pelos empreendedores na fase inicial dos negócios, desmitifica conceitos da administração moderna e propõe reflexões sobre gestão empresarial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.