Foto: Paulo Roberto Barros
Foto: Paulo Roberto Barros

FCPA – O Foto Clube Pouso Alegre (MG) abre neste sábado (1º) mais uma exposição fotográfica na cidade. A vernissage da exposição coletiva “Splah Photography” está marcada para às 15h no Divina Maria Café, no Centro. Durante todo o mês de agosto, é possível conferir o trabalho dos associados do clube de fotografia. A entrada é gratuita.

“Splash é a explosão de líquidos congelada em imagens”, explica o diretor de cultura do FCPA, Rafael Simioni. “Todo mês, propomos um desafio para os associados e em maio o tema foi justamente esse que entra em exposição”, conta.

Da tela do computador para a galeria

Foto: José Maria Fonseca Batista
Foto: José Maria Fonseca Batista

Quem for à galeria cultural, localizada na Rua Adolfo Olinto, vai encontrar 13 imagens produzidas especialmente para esse desafio e, que até então, eram vistas apenas pela internet. As ampliações estão na dimensão A4 e quadros na dimensão A3.

O visitante tem, assim, a oportunidade de conhecer detalhes dessa técnica fotográfica que se vale da precisão para produzir belas imagens. “O resultado é surpreendente. Com ela podemos ver o que os olhos não conseguem ver”, observa Simioni. “Com velocidades muito maiores do que um piscar de olhos, as câmeras fotográficas conseguem captar os milésimos de segundo da explosão de um balão cheio de d’água ou do instante exato da queda de uma gota sobre uma superfície.”

Foto: Christopher Prado
Foto: Christopher Prado

Exposições permanentes

Desde junho, o FCPA é o curador permanente da galeria de artes do Divina Maria Café. O primeiro trabalho exposto foi do fotógrafo associado João Paulo Alvarenga, “Religare”. Agora é a vez de Anacleto Portugal, Bill Brandão, Chiarini Júnior, Christopher Prado, Gilberto Alves Ramos, Jane Rotta, Joélio Gonçalves dos Santos, José Maria Fonseca Batista, Paulo Roberto Ramos, Rafael Simioni, Thiago Cobra, Vitor Hugo Pereira e William Barbosa mostrarem seu talento.

Serviço
Exposição fotográfica: “Splash Photography”
Curadoria: Foto Clube Pouso Alegre (FCPA)
Abertura: Vernissage dia 1º de agosto, às 15h
Onde: Divina Maria Café, Rua Adolfo Olinto, 43, Centro
Entrada gratuita