Vacinação contra a gripe está autorizada para toda a população. Imagem: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre
Vacinação contra a gripe está autorizada para toda a população. Imagem: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre

A coordenação de Imunização da Superintendência Regional de Saúde autorizou a liberação da vacina contra a influenza, a conhecida gripe, para todos os grupos. Os interessados em se vacinar devem procurar o Centro de Saúde que contém sala de vacina mais próximo da residência. As ações são realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. Não há prazo estipulado para o fim da vacinação.

A princípio a vacinação foi destinada aos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral, que são as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, assim como para os profissionais de saúde. A meta era vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta geral de vacinação para o município seria de 35.151 habitantes. O número foi alcançado.

Os Centros de Saúde da Família também realizaram vacinação domiciliar nos pacientes acamados. Para as crianças abaixo de seis meses a vacina é aplicada em duas doses, sendo a segunda trinta dias após a primeira.

Os interessados devem apresentar o cartão de vacina, quem não possui precisa levar um documento de identificação. Caso o cidadão tenha perdido o cartão e deseja fazer um novo com os dados das antigas vacinações, é necessário procurar o Centro de Saúde em que costuma se vacinar e fazer a solicitação.

INFLUENZA

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil, que pode levar a graves complicações e até ao óbito. A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas, por isso, a principal intervenção preventiva é a vacinação.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza, que são A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias leves, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais.

Relação dos Centros de Saúde que estão realizando a vacinação:
Centro de Saúde Esplanada
Centro de Saúde Colinas de Santa Bárbara
Centro de Saúde Jardim Yara
Centro de Saúde Puericultura
Centro de Saúde Fátima
Centro de Saúde Pão de Açucar (Faisqueira)
Centro de Saúde CAIC São João
Centro de Saúde Materno Infantil (São Geraldo)
Centro de Saúde Árvore Grande
Centro de Saúde Belo Horizonte
Centro de Saúde Cidade Jardim (Casa Dia, pois o posto está em reforma)
Centro de Saúde Pantano
Centro de Saúde Cruz Alta
Centro de Saúde da Família Afonsos
Centro de Saúde Jardim Brasil (São Cristóvão)
UAPS – São João

Com informações de assessoria