Mais um passo no sonho de levar para crianças e adolescentes o conteúdo da Constituição Federal, de uma maneira mais fácil e acessível, foi dado nesta quinta-feira. O livro “Constituição em Miúdos”, que deverá ser distribuído por todo o Brasil, teve o lançamento em Pouso Alegre, em uma Sessão Especial, no plenário da Câmara Municipal.

Um documentário contando sobre a criação e confecção do livro foi apresentado aos presentes, seguido por uma homenagem ao presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Madruga, um dos idealizadores do Projeto. Uma placa alusiva ao lançamento do livro foi descerrada pelos vereadores, participantes do livro e convidados.

O presidente, Rafael Huhn destacou a importância dos jovens compreenderem desde cedo seus direitos, deveres e leis do país, para, assim, tornarem-se cidadãos. A presidente da Escola do Legislativo, Dulcinéia Costa exaltou a repercussão do livro em todo o Brasil, elevando o nome de Pouso Alegre.

“Constituição em Miúdos” é um marco para a educação cidadã dos jovens, devido a sua importância para a conscientização dos direitos constitucionais e principalmente pela sua forma de despertar nos estudantes a vontade de participar da política do país. O livro teve seu lançamento nacional em Vitória, no dia 10 de junho, com o apoio do Senado Federal.

O livro Constituição em Miúdos, uma releitura da Constituição Federal, foi iniciado no segundo semestre de 2014. A ideia inicial de produção do material surgiu de uma conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da ABEL, Florian Madruga. O objetivo era elaborar um livro para que os jovens compreendessem com mais facilidade a Constituição, uma vez que o texto original é considerado denso para a faixa etária do Ensino Fundamental.

O presidente da Abel, Florian Madruga, ressalta a grande repercussão do livro em todo o Brasil. “O Senado Federal adotou o Constituição em Miúdos, impressa na gráfica do Senado. A Abel fez o lançamento, na presença do presidente da Câmara, Rafael Huhn e da presidente da escola Dulcinéia Costa, em vitória e agora estamos distribuindo para todos os estados do Brasil. Todas as Assembleias Legislativas já receberam a constituição em miúdos, estamos mandando para os Tribunais de Conta e para as Câmaras Municipais. Recebemos cada vez mais pedidos, porque foi uma publicação inédita e com excelente qualidade de redação, gráfica e ilustração. Para nós foi uma alegria muito grande, que a Escola do Legislativo de Pouso Alegre proporcionou”, destacou.

O livro foi escrito por Madu Macedo, com coautoria das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Rezende, e também com a colaboração de Lívia Macedo, Geovan Ferraz, Mateus Hope, Nilson da Silva Rebello e Gislaine Buosi.

Madu Macedo conta que a ideia do livro surgiu em um encontro com Florian Madruga em Unaí, comentando sobre o projeto do senador Romário, de inserir a Constituição Federal nas escolas. “Pensamos então em criar uma releitura da Constituição, com uma linguagem mais acessível e mais próxima dos estudantes. Conversei com a equipe da escola e eles compraram a ideia e Dr. Florian fechou o projeto em Porto Alegre. Hoje é uma satisfação saber que pudemos participar desse projeto. Sabemos que mais jovens vão poder aprender e ter contato com a Constituição, que contém os direitos fundamentais”, explicou.

A diagramação foi feita pela assessora do Museu Histórico da Câmara Municipal “Tuany Toledo”, Cristiane Reis, e a revisão gramatical pelo agente cultural Mayke Riceli. Ilustração de Luís Fernando Costa, e orientação jurídica foi uma colaboração do advogado Geraldo Cunha Neto.

Fonte: Câmara de Pouso Alegre