Uma abordagem da Polícia Militar que terminou com um pedreiro desarmado sendo baleado esta sendo questionada por moradores em Pouso Alegre. Segundo os políciais, o pedreiro teria reagido e tentado agredir os soldados. A ação aconteceu na noite de domingo (13) no bairro São Geraldo em Pouso Alegre.

Segundo a esposa do pedreiro, tudo começou quando o marido, que estaria embriagado, saiu de carro com o filho de onze meses. Com medo de que algo acontecesse, ela procurou ajuda, e chamou a Polícia. A confusão aconteceu durante a abordagem.

“Peguei o menino e a polícia falou pra ele [marido]: ‘Desce’. Ele falou assim: ‘Não vou descer, vou ficar dentro do carro. Eu estou tranquilo’. E a polícia falou: ‘Desce’. Insistiu muito. Eu peguei o menino, a polícia já abriu a porta e já foi por cima dele. Os dois policiais, um de cada lado. Deram bastante soco na cabeça dele, de cassetete”, contou a mulher a EPTV.

Segundo a polícia, o pedreiro resistiu e chegou a pegar a arma do policial: “Ele se negou a descer. Em determinado momento abriu a porta do veículo, e o policial tentou tirar ele de lá de dentro. Aí ele reagiu, entrou em luta corporal com o policial, chegou a pegar a arma do policial, momento em que foi efetuado o disparo pelo nosso policial”, diz Paulo Roberto Barros, capitão da PM.

O pedreiro nega que tenha agredido os policiais. “Não, não. Não agredi, não. Eu tentei me defender. Falaram também que eu peguei a arma deles, não aconteceu também”.

Tiro pegou no ombro e a bala ficou alojada perto da costela do pedreiro. Imagem: Reprodução G1/EPTV
Tiro pegou no ombro e a bala ficou alojada perto da costela do pedreiro. Imagem: Reprodução G1/EPTV

O tiro pegou no ombro e a bala ficou alojada perto da costela. Ela foi retirada depois de uma cirurgia.

A ação dos militares foi filmada pelos próprios moradores. Pelas imagens não é possível identificar se houve agressão, mas dá para ouvir o disparo do PM e os gritos das pessoas.

Segundo os vizinhos, mesmo após a situação ter sido controlada, os policiais voltaram a fazer o uso de força excessiva, desta vez contra os moradores.

Vídeo feito por moradores mostra momento em que policiais atiraram durante abordagem em Pouso Alegre (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Vídeo feito por moradores mostra momento em que policiais atiraram durante abordagem em Pouso Alegre (MG) (Foto: Reprodução EPTV)

“Ele apontou a arma na minha cabeça, aí foi a hora que eu virei, que meu vizinho já estava gravando. Aí ele pegou e já atirou os dois. Virou pro povo, atirou uma no povo, duas de borracha, que acertaram um rapazinho, e começou a tacar spray no povo”, disse uma vizinha que também não quis se identificar.

Para a Polícia Militar, toda a ação foi necessária. “Durante a ação policial, vários populares chegaram, todos eles muito inflamados. Inclusive teve um cidadão, morador do bairro São Geraldo, que chegou a ser preso em razão de uma intervenção junto ao policial que lá estava”, afirma Barros.

O pedreiro foi levado para a delegacia e precisou pagar R$ 1 mil de fiança. “Ele foi autuado pelos crimes de direção sob a influência de álcool, ele estava embriagado, o crime de resistência, de desobediência e de lesão corporal”, completou o capitão.

Com informações do G1/EPTV