Mais de 100 arvores seriam retiradas e substituídas por palmeiras imperiais. Foto: Google Maps
Mais de 100 arvores seriam retiradas e substituídas por palmeiras imperiais. Foto: Google Maps

A ONG Plante Vida conseguiu convencer a prefeitura de Pouso Alegre a desistir de cortar mais de 100 árvores na Avenida Dr. João Beraldo, no centro da cidade. Em Julho, a prefeitura anunciou que substituiria as árvores plantadas há 20 anos por Palmeiras Imperiais.

Para a mudança, a prefeitura alegou que as raízes das árvores afetariam a galeria pluvial e mostrou uma enquete, feita pela própria prefeitura, onde 93% dos 70 moradores ouvidos aprovariam a mudança.

Contrário ao projeto, a ONG foi em busca de apoio, e coletou cerca de 3 mil assinaturas, 800 delas pela internet. Segundo integrantes da ONG, a intenção era mover uma ação civil pública, o que não foi necessário.

Após reuniões da ONG com vereadores e com a prefeitura, foi anunciado que projeto será revisto.  Em vídeo gravado para a página da ONG no facebook, o secretário de Meio Ambiente, Douglas Vieira afirmou “A gente reviu o projeto. A supressão não vai ocorrer da maneira como estava prevista. Os técnicos vão fazer o monitoramento da raiz dessas árvores para que não ocorra dano às galerias“,afirma o secretário.

Ainda segundo o secretário, a estimativa é que no máximo 10 árvores sejam cortadas agora na avenida.