Ruas do Bela Itália. Situação se arrasta a mais de quatro anos.
Ruas do Bela Itália. Situação se arrasta a mais de quatro anos. Foto: Reprodução EPTV

Muitos moradores de Pouso Alegre reclamam de buracos e lixo espalhados pela ruas da cidade. Segundo eles, não há retorno dos impostos pagos pela população, principalmente do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Um dos muitos locais é o bairro Bella Itália. Há mais de 4 anos moradores sofrem com a falta de coleta de lixo e de asfaltamento do bairro. Moradora do bairro, Maria questiona o retorno pelo pagamento do IPTU: “[A situação aqui] esta muito complicada. A gente pede solução, é um direito nosso. Por quê as contas chegam. Eu ano passado não acertei meu IPTU. Tive meus problemas financeiros, mas é até um pouco proposital. Não dá prazer você cooperar com a coisa [IPTU] e não ter o retorno.”, disse a moradora em entrevista a EPTV.

Em fevereiro de 2014 o PousoAlegrenet fez matéria sobre o assunto, e a prefeitura informou que as obras deveriam ficar prontas ainda no primeiro semestre daquele ano, o que não foi cumprido. Na época, moradores informaram que cerca de quatro anos o prefeito Agnaldo Perugini e o Deputado Federal Odair Cunha estiveram no local e prometeram que as obras seriam feitas.

Quase um ano atrás, em setembro de 2014, moradores de bairros com problemas foram a Câmara apresentar os problemas. Na ocasião, a vereadora Dulcineia informou que a prefeitura já teria conseguido junto ao BDMG a obtenção de R$ 17 milhões para a obra, que estaria em fase final de preparação para licitação. Mas, um ano depois, a situação continua igual.

“Nos pagamos tudo quanto é taxa que é necessário. Moro no bairro há três anos, eu nunca vi uma colhe de asfalto que não tenha sido colocado pelos próprios moradores”, disse o morador Ismael Candido Ferreira.

Na semana passada, em entrevista à EPTV, o secretário de obras, Mauro Couto, informou que a previsão é que o Bella Itália receba asfaltamento até final de dezembro. Mas ainda na entrevista, o secretário deixou a entender que um mal tempo pode atrasar a obra.

Moradores reclamam da coleta de lixo em Pouso Alegre. Foto: Reprodução EPTV
Moradores reclamam da coleta de lixo em Pouso Alegre. Foto: Reprodução EPTV

Problemas na coleta de lixo

Outro problema constante em Pouso Alegre é a coleta de lixo. O serviço que já tinha muitas reclamações piorou em 2014, após o tribunal de Contas apontar um superfaturamento de R$ 2 milhões no contrato da prefeitura de Pouso Alegre.  Desde então, moradores tem que conviver com problemas na coleta e até greve dos Garis.

A moradora Elaine reclama da situação: “Hoje ainda esta bom, mas tem dias que isso aqui é intransitável. Na porta da escola então, o lixo é pior.”, contou a moradora.