Foto: Thiago Cobra
Foto: Thiago Cobra

Com base na estimativa populacional divulgada pelo IBGE, Pouso Alegre e outros oito municípios mineiros poderão ter aumento no repasse de FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2016. As informações são de levantamento da AMM (Associação Mineira dos Municípios).

O estudo da entidade aponta que 636 municípios em Minas Gerais tiveram aumento no número de habitantes, como é o caso de Pouso Alegre. Já 208 tiveram queda e nove mantiveram o mesmo número da última estimativa referente a julho 2014.

No entanto, das 636 cidades em que foi registrado crescimento populacional, apenas nove tiveram aumento suficiente para elevar o coeficiente do FPM para 2016. Além de Pouso Alegre, a lista inclui Araxá, Bambuí, Brumadinho, Conceição do Rio Verde, Divisópolis, Igaratinga, Iturama e Perdigão. Cada município poderá contar com cerca de R$2 milhões a mais no orçamento do próximo ano.

Entre as 208 cidades em que o número de habitantes diminuiu, apenas uma deverá ter queda no índice para repasse do FPM. A situação implica perdas de R$2 milhões no próximo ano para a prefeitura de Açucena, no Vale do Rio Doce. Desta forma, 98,83% dos municípios mineiros vão manter os coeficientes do Fundo aplicados em 2015.

Os municípios têm prazo até o fim deste mês para contestar os números do IBGE. Após análise dos recursos, o instituto vai enviar a estimativa definitiva até o dia 31 de outubro ao Tribunal de Contas da União.